Iniciado neste último sábado (2), o Hospital do Juruá, com investimentos do governo do estado e em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, está realizando cirurgias ortopédicas nos pacientes que deram entrada pelo CISREG, com o intuito de diminuir a fila de espera. As cirurgias que abrangem especificamente o joelho, como o ligamento cruzado anterior (LCA) e menisco, estarão acontecendo até esta quarta-feira (6), onde 20 pessoas farão a cirurgia.
A coordenadora regional de saúde do Juruá, Tarauacá e Envira, Dianne Carvalho, explica que as cirurgias específicas ortopédicas, que estão sendo realizadas, fazem parte do programa do Hospital do Juruá. “Por se tratar de uma regional de saúde, a gente atende todos os pacientes da regional do Juruá.”
Os pacientes que participam deste programa já haviam dado entrada no CISREG através do município. Com a entrada, o paciente é encaminhado para o ambulatório de ortopedia no Hospital do Juruá para realizar uma consulta, e, se necessário, é encaminhado para a cirurgia ortopédica. “Nesse momento, nós estamos atendendo 20 pessoas para essas cirurgias, de toda a regional”, destaca.
Com os investimentos do governo do estado e da Secretaria de Estado de Saúde, a coordenadora afirma que ocorreu uma redução no tempo de espera dos pacientes. “Nós temos reduzido esse tempo de espera dos pacientes. Então, no máximo em três meses esse paciente que precisa dessa cirurgia de menisco e LCA, já conseguem ser atendidos”, conclui Dianne.
Redação Juruá24horas