Nesta quinta-feira (15), os cruzeirenses foram surpreendidos por uma manhã chuvosa em meio a vários dias de calor intenso. Durante este mês, o acumulado de chuvas é de 0,6mm um número muito baixo em relação a anos anteriores.
O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, já está se aproximando da cota de alerta. “Nós temos um alerta máximo e outro alerta. Cruzeiro do Sul já está em cota de alerta e se aproximando do máximo. O nível atual do rio é de 2.13 e a cota de alerta máximo são 2m. Porto Walter e Marechal Thaumaturgo também estão em uma dinâmica preocupante, mas nada fora de controle”, explicou o comandante interino do 4° BPCIF, Ocimar Farias.
A baixa quantidade de chuvas influencia diretamente na navegação, o que acaba prejudicando os ribeirinhos e os produtores que utilizam o manancial como meio de transporte. Além de influenciar na dinâmica do clima da região.
“A tendência segundo os gráficos é que se mantenha nessa baixa quantidade de chuvas durante todo o mês de setembro. Será um verão bem intenso e nós estamos constantemente nesse monitoramento diário”, disse o comandante interino.
Beatriz Santos, Juruá24HORAS.