Benki Piyãko realiza intercâmbio com Ashaninkas do Peru de criação de tartarugas

A liderança indígena do povo Ashaninka, Benki Piyãko, promoveu um intercâmbio com os Ashaninkas do Peru para partilhar experiências sobre a criação de tartarugas. A ação compõe o Projeto Tracajás.

A liderança indígena do povo Ashaninka, Benki Piyãko, promoveu um intercâmbio com os Ashaninkas do Peru para partilhar experiências sobre a criação de tartarugas. A ação compõe o Projeto Tracajás.

“A criação de tracajás em nossa comunidade Apiwtxa foi e ainda é um projeto pioneiro e de extrema importância para o repovoamento desta espécie nos rios da região. Ao longo de todo esse trabalho conseguimos recuperar em torno de 5000 tracajás, que vivem em nossos açudes e repovoam o rio Amônia, igarapés e lagos de nosso território”, explica Benki.

Atualmente Benki desenvolve o projeto no Instituto Yorenka Tasorentsi, em Marechal Thaumaturgo, e fez parceria com os Ashaninkas de Doce Gloria, no Peru. Todos os anos, alguns membros da comunidade enviam 15-30 pequenas tartarugas para serem criadas aqui no centro. Hoje Yorenka Tasorentsi tem cerca de 50 tartarugas nos açudes.

“Em 1995, graças ao apoio do Funbio, conseguimos fortalecer nosso projeto de criação de tracajás. E com o apoio técnico da Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-AC), criamos praias de desova para os tracajás e açudes em nossa comunidade, onde a população de tracajás pudesse se recuperar”, relembra Benki.

Em suas redes sociais, Benki Pyiãko, que está entre os acreanos que compõem a equipe de transição de Lula, compartilhou a experiência promovida junto aos indígenas do Peru.

Redação Juruá24HORAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Nova empresa nasce no Vale do Juruá com foco em turismo consciente, proteção ambiental e fortalecimento dos povos da floresta
Foram fiscalizados 57 boxes e 15 bancas de verduras,” afirmou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Nazaré Freitas.
Ao lado do governador Gladson Cameli, da vice-governadora Mailza Assis, de secretários de Estado e dos demais prefeitos do Acre, o prefeito Naudo Ribeiro destacou a importância da medida.
Na comparação com fevereiro do ano passado, setor teve uma queda expressiva de 9%.
Ainda não se sabe ao certo o que causou o acidente, e as circunstâncias da batida estão sendo apuradas pelas autoridades de trânsito.
Dentre os presos, está um homem apontado como liderança de uma organização criminosa com atuação no Vale do Juruá.
A atuação do presidente Rosildo Cassiano tem se destacado pelo compromisso com a transparência e pelo diálogo constante com a população e seus representantes.
O anúncio foi feito na quarta-feira, 10, em reunião entre a presidente do departamento, Sula Ximenes, o chefe da Casa Civil, Jonathan Donadoni.
Não existem mais publicações para exibir.