Prefeitura de Mâncio Lima Declara Estado de Calamidade Após Fortes Vendavais

A prefeitura de Mâncio Lima, interior do Acre, decretou estado de calamidade em decorrência dos fortes vendavais que atingiram várias comunidades rurais do município. O decreto nº 243/2023, assinado pelo

A prefeitura de Mâncio Lima, interior do Acre, decretou estado de calamidade em decorrência dos fortes vendavais que atingiram várias comunidades rurais do município. O decreto nº 243/2023, assinado pelo prefeito Isaac de Souza Lima em 06 de setembro de 2023, foi motivado pela intensidade dos ventos, que alcançaram níveis destrutivos, atingindo velocidades entre 88,0 a 102,0 km/h.

O desastre, classificado como Tempestade Local/Convectiva – Vendaval (COBRADE 13215), ocorreu em 04 de setembro de 2023, por volta das 15h15min, com uma duração aproximada de 15 a 20 minutos. As áreas afetadas incluem o Ramal do Feijão Insosso, Ramal do Vinte, Ramal do Queiroz, Ramal do Gerino, Ramal do Banho, Ramal do Zé Felipe e o Ramal do Batoque.

Os danos resultantes desse vendaval causaram prejuízos materiais, econômicos e sociais significativos, conforme relatado no Requerimento/FIDE. A situação foi agravada pela velocidade dos ventos, que excedeu 80 km/h, causando danos generalizados. No último domingo outro vendaval que deixou rastros de prejuízos foi registrado na zona rural de Mâncio Lima.

O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuar sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, visando às ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução. Além disso, a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade estão autorizadas para facilitar a assistência à população afetada.

No que diz respeito à segurança pública, o decreto permite que as autoridades e agentes de defesa civil, em caso de risco iminente, tenham o direito de penetrar em residências para prestar socorro ou ordenar a evacuação, além de utilizar propriedades particulares em situações de iminente perigo público, com a devida indenização posterior aos proprietários.

O decreto dispensa licitações para aquisições de bens necessários ao atendimento da situação de emergência ou estado de calamidade pública, bem como para parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 1 ano a partir da data do desastre, vedando a recontratação de empresas e a prorrogação dos contratos.

O Decreto nº 243/2023 entrou em vigor na data de sua publicação e terá validade por 180 dias, conforme estabelecido pelo prefeito Isaac de Souza Lima.

jurua24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Gomes havia sido condenado a 35 anos de prisão por ter assassinado a namorada e jogado o corpo em uma cisterna, crime ocorrido em setembro de 2020.

Neste último domingo (15), duas mulheres tentaram entrar com ilícitos dentro do presídio de Cruzeiro do Sul durante visita. Os policiais penais identificaram através de aparelhos de segurança algo suspeito

Zequinha foi ao Ramal do Caracas, Ramal 2 e Campinas, na BR-364.

O governo do Estado anunciou a data de pagamento para aposentados e pensionistas referente ao mês de setembro, além de confirmar o cronograma de pagamento para os servidores ativos. Aposentados

A Secretária-Adjunta de Administração da Secretaria Estadual de Saúde no Acre, Andrea Pelatti, publicou um vídeo em suas redes sociais na manhã desta segunda-feira, 16, mostrando o estrago do fogo

Na tarde do ultimo domingo (15), um acidente envolvendo uma colisão frontal entre um carro e uma moto foi registrado na AC 405, em Cruzeiro do Sul. O motociclista, Mardone

A informação foi divulgada na edição desta segunda-feira, 16, do Diário Oficial do Estado (DOE).
A taxa nacional é de 27,0 por 100 mil habitantes
Não existem mais publicações para exibir.