Vila Restauração: projeto de energia solar segue transformando a vida da comunidade em Marechal Thaumaturgo 

Iniciativa ganhou prêmio internacional de melhor projeto de energia solar do mundo. Até 2021, o fornecimento de energia na Vila Restauração era precário, caro e poluente. O projeto que levou

Iniciativa ganhou prêmio internacional de melhor projeto de energia solar do mundo.  Até 2021, o fornecimento de energia na Vila Restauração era precário, caro e poluente.

O projeto que levou energia solar limpa e renovável para mais de 200 famílias da Vila Restauração, em Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre, completa dois anos. Realizado pelo Grupo Energisa, a iniciativa conquistou dois prêmios internacionais e segue transformando a rotina dos moradores que, somente a partir de 2021, tiveram acesso à energia elétrica por 24 horas.

A luz da comunidade era produzida por um único gerador a diesel, custeado pelos habitantes locais e a prefeitura de Marechal Thaumaturgo, cidade mais próxima da comunidade. A comunidade ribeirinha está situada dentro da Reserva Extrativista do Alto Juruá, próxima à fronteira com o Peru. Para chegar ao local, um dos mais remotos do Brasil, são necessárias viagens que levam de quatro a dez horas em pequenas embarcações, dependendo das condições do rio.

O projeto do Grupo Energisa instalou no local um sistema híbrido composto por 580 placas fotovoltaicas (325 kWp) e um sistema de armazenamento de energia com baterias de lítio (829 kWh), além de dois geradores de 116 kilovolt-amperes (kVA).

“Ter energia elétrica o dia todo parece algo simples para quem mora na cidade, mas pra gente aqui na vila Restauração foi algo que mudou totalmente a nossa vida. Agora eu posso beber água gelada e guardo alimentos sem medo de estragar”, conta Deison Furtado que um dos moradores da Vila.

O projeto da Vila Restauração estimula o desenvolvimento econômico e social da região, além de consolidar um modelo que pode ser replicado em outras localidades com características similares.

O coordenador comercial da Energisa Acre, Pedro Melo, acompanhou o início da instalação da usina até a realização da transmissão de um jogo da Copa do Mundo no local. “Foi muito gratificante, enquanto profissional, e emocionante, enquanto ser humano, ir percebendo a melhora da qualidade de vida das famílias a partir da possibilidade de utilização de equipamentos que só são possíveis de utilizar com a energia elétrica ininterrupta e de qualidade”, explicou.

O projeto, sem dúvida possibilitou mais conforto aos moradores e ampliou itens fundamentais, como a comunicação. “É maravilhoso poder presenciar escolas funcionando com lâmpadas e ventiladores, profissionais de saúde podendo utilizar os seus materiais e equipamentos, inclusive ferramentas de telemedicina e jovens podendo realizar cursos online”, detalhou.

“Tive uma das maiores emoções de minha caminhada profissional foi preparar um evento para que os moradores pudessem acompanhar a estreia do Brasil na Copa do Mundo”, finalizou.

Prêmio Internacional 

Esta iniciativa do Grupo Energisa venceu o The Smarter e Award, este ano, em Munique, na Alemanha. Concedido pelo Intersolar Awards, o prêmio reconhece projetos únicos de geração, uso ou integração inteligente de energias renováveis. Os critérios usados pela comissão julgadora para avaliar os finalistas foram pioneirismo, originalidade, benefícios econômicos, ambientais e sociais, grau de inovação tecnológica e apresentação.

Entre os sete finalistas da categoria, a Vila Restauração era o único projeto desenvolvido no hemisfério sul. Os demais foram de países da Europa, Estados Unidos e Ásia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Gomes havia sido condenado a 35 anos de prisão por ter assassinado a namorada e jogado o corpo em uma cisterna, crime ocorrido em setembro de 2020.

Neste último domingo (15), duas mulheres tentaram entrar com ilícitos dentro do presídio de Cruzeiro do Sul durante visita. Os policiais penais identificaram através de aparelhos de segurança algo suspeito

Zequinha foi ao Ramal do Caracas, Ramal 2 e Campinas, na BR-364.

O governo do Estado anunciou a data de pagamento para aposentados e pensionistas referente ao mês de setembro, além de confirmar o cronograma de pagamento para os servidores ativos. Aposentados

A Secretária-Adjunta de Administração da Secretaria Estadual de Saúde no Acre, Andrea Pelatti, publicou um vídeo em suas redes sociais na manhã desta segunda-feira, 16, mostrando o estrago do fogo

Na tarde do ultimo domingo (15), um acidente envolvendo uma colisão frontal entre um carro e uma moto foi registrado na AC 405, em Cruzeiro do Sul. O motociclista, Mardone

A informação foi divulgada na edição desta segunda-feira, 16, do Diário Oficial do Estado (DOE).
A taxa nacional é de 27,0 por 100 mil habitantes
Não existem mais publicações para exibir.