Apenas 300 crianças e adolescentes foram imunizados contra a dengue durante mutirão em Rio Branco

Apenas 300 crianças e adolescente de até 16 anos foram vacinados contra a dengue durante o mutirão de imunização que ocorreu nesse sábado (13). O quantitativo é considerado baixo pelas equipes de

Apenas 300 crianças e adolescente de até 16 anos foram vacinados contra a dengue durante o mutirão de imunização que ocorreu nesse sábado (13). O quantitativo é considerado baixo pelas equipes de Saúde de Rio Branco

O atendimento foi feito em sete Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps) e três Unidades de Saúde da Família (USF). Inicialmente, as doses foram liberadas para crianças de 10 e 11 anos.

O público-alvo foi ampliado para adolescentes até 16 anos por causa dabaixa procura pela vacina contra a doença. Essa é a segunda ampliação no público-alvo da campanha desde o começo de fevereiro. 

No final de fevereiro, a vacinação foi ampliada para adolescentes de até 14 anos em seis cidades do Acre. Até o começo de abril, apenas 6,18% do público havia sido vacinado. O objetivo é garantir que mais pessoas sejam imunizadas pois as vacinas vão perder a validade até o dia 30 de abril.

A diretora de Vigilância em Saúde de Rio Branco, Socorro Martins, explicou que o município ainda tem 2,4 mil doses no estoque e deve aumentar a faixa etária novamente para não perder os imunizantes. 

“Esperava usar todas as doses que temos no estoque. Muito provável expandir a faixa etária, só preciso falar com secretário sobre o assunto”, destacou. 

Esquema vacinal

O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses. A faixa etária do público-alvo nesse primeiro momento foi escolhida pois concentra o maior número de hospitalizações por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. 

Pelo menos 17.810 doses da vacina contra a doença foram enviadas pelo Ministério da Saúde e chegaram ao estado no dia 13 de fevereiro deste ano. 

Veja onde tomar a vacina:

Rio Branco: 

  • Urap Eduardo Assmar
  • Urap Roney Meireles 
  • Urap Augusto Hidalgo de Lima
  • Urap Cláudia Vitorino
  • Urap Rozângela Pimentel
  • Urap São Francisco
  • Urap Vila Ivonete
  • USF Maria Áurea Vilela 
  • USF Francisco Constâncio
  • USF Manoel Alves Bezerra

Dengue

Dores de cabeça, no corpo, mal-estar. Esses sintomas estão entre os que costumam ser associados de imediato à dengue. Porém, a doença não se resume a essas manifestações, já que pode se apresentar em formas mais graves.

A febre é o primeiro sintoma a se manifestar, e, geralmente, permanece acima de 38ºC. Infectologistas destacam que, após a picada do mosquito, os sintomas aparecem entre 2 a 10 dias. Alguns pacientes apresentam mais ou menos sintomas. 

Também ocorre dor de cabeça, cansaço, dor nos músculos (mialgia), dor nas articulações (artralgia), dor atrás dos olhos (retro-orbitária) e vermelhidão na pele (exantema) com ou sem coceira (prurido). O paciente também pode apresentar náuseas, vômito e diarreia.

Como evitar a dengue?

Evite qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros grandes espaços, como caixas d’água e piscinas abertas, até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta. 

Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. O mesmo vale para qualquer recipiente com água. 

Por G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Ao longo de 2024, o Brasil acumulou 180.137 focos de incêndio, representando 50,6% das queimadas na América do Sul.
A mobilização faz parte de uma iniciativa do Ministério da Saúde para apoiar as autoridades locais e melhorar o atendimento à população
De acordo com a Polícia Federal, um dos detidos havia fugido da penitenciária de Cruzeiro do Sul e tinha condenação definitiva por tráfico de drogas.
É importante destacar que os participantes da consulta só podem votar uma vez, o que assegura maior credibilidade aos dados.

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) abriu nesta, sexta-feira, 13 de setembro, a consulta pública para a atualização da política de Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Em versão do Diário Oficial da União desta sexta-feira (13), o Ministério das Cidades publicou a Portaria MCid Nº 998, assinada pelo ministro Jader Filho, que autoriza a contratação para

O mês de agosto de 2024 apresentou uma queda significativa no número de ocorrências de roubos registradas por meio do serviço de emergência 190 no Estado do Acre. Ao todo,

O mais recente programa eleitoral de Zequinha Lima , deu especial destaque ao papel das mulheres em sua campanha, a começar pela primeira-dama Lurdinha Lima e pela vice em sua

Não existem mais publicações para exibir.