Pesquisadores Revelam Impacto das Mudanças Climáticas no Genoma de Aves da Amazônia

O biólogo Alexandre Aleixo, pesquisador do ITV-DS, explicou que os Willisornis são bioindicadores naturais da Amazônia, vivendo exclusivamente no solo de florestas úmidas e não em outros ambientes.

Um estudo brasileiro, desenvolvido desde 2016, revelou que as mudanças climáticas naturais ao longo de milhares de anos estão registradas no genoma dos pássaros do gênero Willisornis, conhecidos como rendadinhos ou formigueiros. Publicado na revista Ecology and Evolution, o artigo destaca a redução da diversidade genética dessas aves, principalmente devido às transformações ambientais durante o período glacial.

O Instituto Tecnológico Vale – Desenvolvimento Sustentável (ITV-DS), em colaboração com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade de Toronto, conduziu a pesquisa. O biólogo Alexandre Aleixo, pesquisador do ITV-DS, explicou que os Willisornis são bioindicadores naturais da Amazônia, vivendo exclusivamente no solo de florestas úmidas e não em outros ambientes.

A pesquisa envolveu o sequenciamento do genoma completo de nove pássaros, com análises e modelos computacionais para entender a dinâmica populacional e as relações de parentesco. Aleixo destacou que as mudanças climáticas afetam a expansão e retração da cobertura vegetal da Floresta Amazônica, levando a uma redução da diversidade genética dos Willisornis devido a cruzamentos entre parentes próximos.

Os resultados mostraram variações genéticas mais limitadas no sul e sudeste da Amazônia, sugerindo que essas regiões sofreram transformações mais significativas durante períodos secos. Aleixo ressaltou a importância de preparar unidades de conservação para lidar com as mudanças climáticas, além de planejar ações para mitigar seus efeitos.

Embora o estudo não forneça dados específicos do período atual, ele pode ajudar a inferir possíveis consequências do aquecimento global e contribuir para estratégias de conservação ambiental na Amazônia.

jurua24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Ao longo de 2024, o Brasil acumulou 180.137 focos de incêndio, representando 50,6% das queimadas na América do Sul.
A mobilização faz parte de uma iniciativa do Ministério da Saúde para apoiar as autoridades locais e melhorar o atendimento à população
De acordo com a Polícia Federal, um dos detidos havia fugido da penitenciária de Cruzeiro do Sul e tinha condenação definitiva por tráfico de drogas.
É importante destacar que os participantes da consulta só podem votar uma vez, o que assegura maior credibilidade aos dados.

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) abriu nesta, sexta-feira, 13 de setembro, a consulta pública para a atualização da política de Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Em versão do Diário Oficial da União desta sexta-feira (13), o Ministério das Cidades publicou a Portaria MCid Nº 998, assinada pelo ministro Jader Filho, que autoriza a contratação para

O mês de agosto de 2024 apresentou uma queda significativa no número de ocorrências de roubos registradas por meio do serviço de emergência 190 no Estado do Acre. Ao todo,

O mais recente programa eleitoral de Zequinha Lima , deu especial destaque ao papel das mulheres em sua campanha, a começar pela primeira-dama Lurdinha Lima e pela vice em sua

Não existem mais publicações para exibir.