O Comando Militar da Amazônia realizou um exercício de adestramento de tropas, simulando um cenário de blackout na Amazônia Ocidental. O treinamento foi baseado no estabelecimento de um sistema de comunicações de emergência em situação de caos elétrico generalizado.
O exercício foi conduzido pelo 1º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica de Selva, em Manaus, no dia 3 de maio. A ação mobilizou Pelotões de Comunicações e Pelotões Especiais de Fronteira da região amazônica.
Foi estabelecida uma Rede de Contingência com o uso de alta frequência e sistemas satelitais, alimentados por geradores e baterias. As ações visam garantir as comunicações do Comando e Controle na Amazônia em um cenário de apagão elétrico.
A Amazônia Ocidental é uma região extensa que apresenta um cenário energético singular. Cerca de 70% a 80% da energia elétrica consumida na região provém de hidrelétricas, com usinas termelétricas assumindo um papel complementar, especialmente nos períodos de estiagem.
Considerando a importância estratégica e o relativo isolamento da região, o preparo para enfrentar situações de queda generalizada de energia é fundamental para garantir a comunicação, segurança e defesa da região. Este treinamento é um passo importante nessa direção.
JURUA24HORAS