Comando Militar da Amazônia realiza treinamento para cenário de caos elétrico generalizado na Amazônia Ocidental

A Amazônia Ocidental é uma região extensa que apresenta um cenário energético singular. Cerca de 70% a 80% da energia elétrica consumida na região provém de hidrelétricas, com usinas termelétricas

O Comando Militar da Amazônia realizou um exercício de adestramento de tropas, simulando um cenário de blackout na Amazônia Ocidental. O treinamento foi baseado no estabelecimento de um sistema de comunicações de emergência em situação de caos elétrico generalizado.

O exercício foi conduzido pelo 1º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica de Selva, em Manaus, no dia 3 de maio. A ação mobilizou Pelotões de Comunicações e Pelotões Especiais de Fronteira da região amazônica.

Foi estabelecida uma Rede de Contingência com o uso de alta frequência e sistemas satelitais, alimentados por geradores e baterias. As ações visam garantir as comunicações do Comando e Controle na Amazônia em um cenário de apagão elétrico.

A Amazônia Ocidental é uma região extensa que apresenta um cenário energético singular. Cerca de 70% a 80% da energia elétrica consumida na região provém de hidrelétricas, com usinas termelétricas assumindo um papel complementar, especialmente nos períodos de estiagem.

Considerando a importância estratégica e o relativo isolamento da região, o preparo para enfrentar situações de queda generalizada de energia é fundamental para garantir a comunicação, segurança e defesa da região. Este treinamento é um passo importante nessa direção.

JURUA24HORAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Ao longo de 2024, o Brasil acumulou 180.137 focos de incêndio, representando 50,6% das queimadas na América do Sul.
A mobilização faz parte de uma iniciativa do Ministério da Saúde para apoiar as autoridades locais e melhorar o atendimento à população
De acordo com a Polícia Federal, um dos detidos havia fugido da penitenciária de Cruzeiro do Sul e tinha condenação definitiva por tráfico de drogas.
É importante destacar que os participantes da consulta só podem votar uma vez, o que assegura maior credibilidade aos dados.

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) abriu nesta, sexta-feira, 13 de setembro, a consulta pública para a atualização da política de Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Em versão do Diário Oficial da União desta sexta-feira (13), o Ministério das Cidades publicou a Portaria MCid Nº 998, assinada pelo ministro Jader Filho, que autoriza a contratação para

O mês de agosto de 2024 apresentou uma queda significativa no número de ocorrências de roubos registradas por meio do serviço de emergência 190 no Estado do Acre. Ao todo,

O mais recente programa eleitoral de Zequinha Lima , deu especial destaque ao papel das mulheres em sua campanha, a começar pela primeira-dama Lurdinha Lima e pela vice em sua

Não existem mais publicações para exibir.