Trator de esteira atravessa Rio Juruá em Porto Walter

Porto Walter vem enfrentando sérias dificuldades de transporte devido à forte seca que afeta o Rio Juruá. As condições de navegação fluvial se tornaram precárias, aumentando a necessidade de alternativas

Nesta quarta-feira (7), imagens de um trator de esteira foram registradas no município de Porto Walter, na comunidade Vitória, atravessando o Rio Juruá. A seca extrema e estiagem estão deixando moradores alarmados com a situação dos rios.

Um morador da comunidade relatou o acontecimento. “Hoje atravessamos por dentro para fazer a limpeza do ramal que dá acesso até o rio Grajaú. A situação está tão crítica que o trator atravessou e não cobriu nem as esteiras. Os barcos passam de 3 a 4 dias encalhados. É uma situação que estamos passando aqui em Porto Walter. Estamos tendo dificuldades devido à seca. As autoridades poderiam rever com mais carinho para abrirem a estrada e termos o direito de ir e vir,” conta popular.

Porto Walter vem enfrentando sérias dificuldades de transporte devido à forte seca que afeta o Rio Juruá. As condições de navegação fluvial se tornaram precárias, aumentando a necessidade de alternativas terrestres. Os barcos que transportam alimentos e itens de primeira necessidade estão levando pelo menos três dias para completar a viagem. “Fazemos um apelo nesse momento. Está faltando gasolina e alimentos. O caso pode se agravar ainda mais, pois ainda estamos no início de agosto”, lamenta o morador.

Os produtos estão chegando em condições inadequadas para consumo, o que gera prejuízos significativos para os comerciantes e resulta na escassez de mercadorias nos supermercados do município. Além disso, os barcos que realizam o transporte de passageiros estão enfrentando trajetos que duram, no mínimo, dez horas, em condições extremamente desconfortáveis para os viajantes.

A única via terrestre viável entre Porto Walter e Cruzeiro do Sul, o Ramal Barbary, está embargada judicialmente por causa de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC).

jurua24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A Mesa Diretora, da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) vem a público manifestar solidariedade e condolências pelo falecimento do jovem publicitário e empresário Rodrigo Pires.
As cenas acontecem na frente de duas crianças no balneário mais famoso do Vale do Juruá.
Em nota oficial, Gladson Cameli destacou o legado de Rodrigo, que marcou sua trajetória pela dedicação ao agronegócio.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e isolou a área para os trabalhos de perícia.
Recurso federal será destinado à recuperação da Estação de Tratamento de Água da capital, visando melhorar a infraestrutura de saneamento básico na cidade.
Taynara Martins, fez um balanço das ações realizadas em 2024, destacando avanços na educação no trânsito, campanhas de conscientização e programas sociais como o CNH Social.
A redação do Juruá24Horas entrevistou o Dr. Rubicleis G. Silva, Professor Titular de Economia da Universidade Federal do Acre (UFAC).
Durante o “Dia D”, nove celulares foram restituídos a vítimas de crimes locais, enquanto outros 11 aparelhos foram recuperados por meio da operação estadual.
Não existem mais publicações para exibir.