Acre é um dos seis estados com mais queimadas no Brasil em setembro

Setembro começou levando o Acre para a sexta colocação no ranking dos Estados que mais focos de incêndios registraram entre os dias 1 e 2, domingo e segunda. Pará é

Setembro começou levando o Acre para a sexta colocação no ranking dos Estados que mais focos de incêndios registraram entre os dias 1 e 2, domingo e segunda. Pará é o líder com 1.313 focos apenas nesse período — ou 31% do que foi queimado em menos de 48 horas no País.

Mato Grosso, Minas Gerais, Maranhão e Tocantins são os que vem antes do Acre, que registrou 297 focos até o começo da noite do dia 2/9. Os dados são do BDQueimadas, plataforma atualizada em tempo pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Feijó é o município que começou setembro com o maior número de focos de queimadas no Acre, com 103 ocorrências. Na sequência vem Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Manoel Urbano e Porto Acre.

Apesar de estar em chamas há dias, o Parque do Divisor não é a unidade federal de conservação que mais arde em fogo no Acre e sim, de acordo com o BDQueimadas, a Floresta Nacional de Santa Rosa do Purus, com 12 focos no período analisado.

Os incêndios causam todo tipo de transtorno, mas principalmente a saúde fica abalada e podem ocorrer complicações. Por causa da má qualidade do ar, a Saúde do Acre alerta as pessoas para aumentarem a ingestão de água e líquidos, que ajudam a manter as membranas respiratórias úmidas e, assim, mais protegidas; bem como reduzir o tempo de exposição em ambientes abertos, recomendando-se que se permaneça dentro de casa, em local ventilado, com ar condicionado ou purificador de ar, para aumentar a umidade do ambiente. Pode-se também colocar bacias com água ou toalhas molhadas em locais estratégicos e a população em geral deve estar em alerta, especialmente em relação à saúde de crianças menores de 5 anos, maiores de 60 anos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias.

ac24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Com 889 votos, Pedrosa se tornou o vereador mais votado da história recente de Marechal Thaumaturgo.

O médico, criador e diretor-técnico do Centro de Tratamento de Integração Sensorial (Centrin) de Tarauacá, Mazinho Maciel, se posicionou na manhã desta terça-feira, 7, ao saber da quebra de contrato

A medida tem como fundamento o Convênio ICMS nº 54/21, do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), e visa reduzir os custos de produção no setor agropecuário.
A iniciativa visa fortalecer a agricultura familiar e fomentar a economia solidária no estado, garantindo mercado para pequenos produtores e promovendo a segurança alimentar.
Além disto, sete vice-prefeitos também declararam não ter bens e outros dois vices têm patrimônio avaliado em mais de R$ 1 milhão. Dados ficam disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral.
A estrutura enfrenta problemas há mais de uma década e tem sido monitorada pelo órgão federal.
Atualmente, a entrega é feita em ramais da BR-364.
Foram 958 adultos e 56 menores conduzidos à delegacia, incluindo os 120 mandados de prisão cumpridos.
Não existem mais publicações para exibir.