Monitoramento contra queimadas na Serra do Divisor continua até o período das chuvas

Localizado no Acre, Parque Nacional sofreu incêndio de grandes proporções no último dia 31. Fogo já foi controlado.

O Corpo de Bombeiros do Acre informou, nesta terça-feira, 10, que o incêndio de grandes proporções que atingiu o Parque Nacional da Serra do Divisor no final de agosto já foi controlado.

A corporação, que ajudou a combater o fogo a pedido do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), disse que o órgão federal irá prosseguir com o monitoramento da reserva para evitar novos incêndios em uma das áreas de maior biodiversidade do planeta.

“O governo, através do Corpo de Bombeiros Militar, agradece a todos da comunidade do Rio Moa, brigadistas do ICMBIO e demais pessoas que, direta ou indiretamente, nos ajudaram a alcançar o sucesso da missão”, informou, em nota, a instituição.

Os bombeiros disseram ainda que esse monitoramento permanecerá até que o período das chuvas “nos tragam a certeza de que o perigo foi completamente afastado”.

“A Serra, ainda que marcada pelas feridas do fogo, nos deu a oportunidade de demonstrar nosso compromisso com a preservação ambiental e a força do trabalho em equipe. Cada gota de suor, cada hora de trabalho, cada gesto de solidariedade foram essenciais para protegermos este patrimônio natural de valor inestimável”, prossegue.

A estimativa é que pelo menos 15 hectares tenham sido consumidos pelo fogo em uma das reservas mais preservadas do Brasil.

A Gazeta do Acre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Com 889 votos, Pedrosa se tornou o vereador mais votado da história recente de Marechal Thaumaturgo.

O médico, criador e diretor-técnico do Centro de Tratamento de Integração Sensorial (Centrin) de Tarauacá, Mazinho Maciel, se posicionou na manhã desta terça-feira, 7, ao saber da quebra de contrato

A medida tem como fundamento o Convênio ICMS nº 54/21, do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), e visa reduzir os custos de produção no setor agropecuário.
A iniciativa visa fortalecer a agricultura familiar e fomentar a economia solidária no estado, garantindo mercado para pequenos produtores e promovendo a segurança alimentar.
Além disto, sete vice-prefeitos também declararam não ter bens e outros dois vices têm patrimônio avaliado em mais de R$ 1 milhão. Dados ficam disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral.
A estrutura enfrenta problemas há mais de uma década e tem sido monitorada pelo órgão federal.
Atualmente, a entrega é feita em ramais da BR-364.
Foram 958 adultos e 56 menores conduzidos à delegacia, incluindo os 120 mandados de prisão cumpridos.
Não existem mais publicações para exibir.