Cruzeiro do Sul institui Gabinete de Crise para enfrentar seca e incêndios florestais

O decreto assinado pelo prefeito em exercício, Henrique Afonso, estabelece a mobilização de diversas instituições e órgãos municipais para coordenar ações emergenciais e mitigar os impactos sociais, econômicos e ambientais

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul decretou nesta sexta-feira (13) a criação de um Gabinete de Crise para o gerenciamento da emergência ambiental causada pela estiagem e pelos incêndios florestais. O decreto assinado pelo prefeito em exercício, Henrique Afonso, estabelece a mobilização de diversas instituições e órgãos municipais para coordenar ações emergenciais e mitigar os impactos sociais, econômicos e ambientais decorrentes da seca.

O Gabinete de Crise será composto por 15 órgãos e entidades, entre eles, o Exército Brasileiro, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), o Corpo de Bombeiros Militar, a Companhia de Saneamento do Acre (Saneacre) e várias secretarias municipais, como Saúde, Agricultura, Assistência Social e Meio Ambiente. A articulação com o Ministério Público e o Governo do Estado do Acre também faz parte das diretrizes estabelecidas para o funcionamento do gabinete.

As principais atribuições do Gabinete de Crise incluem avaliar a situação de emergência, coordenar ações conjuntas entre os órgãos envolvidos e propor soluções preventivas e corretivas. Além disso, o grupo terá a responsabilidade de monitorar a evolução da crise, divulgar informações à população e adotar medidas de assistência, com foco na saúde pública, abastecimento de água e apoio social às áreas mais afetadas.

Segundo o decreto, as reuniões do Gabinete serão convocadas com a frequência necessária para garantir o cumprimento de suas funções. O decreto terá validade de 180 dias a partir de sua assinatura.

AC24HORAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Recurso federal será destinado à recuperação da Estação de Tratamento de Água da capital, visando melhorar a infraestrutura de saneamento básico na cidade.
Taynara Martins, fez um balanço das ações realizadas em 2024, destacando avanços na educação no trânsito, campanhas de conscientização e programas sociais como o CNH Social.
A redação do Juruá24Horas entrevistou o Dr. Rubicleis G. Silva, Professor Titular de Economia da Universidade Federal do Acre (UFAC).
Durante o “Dia D”, nove celulares foram restituídos a vítimas de crimes locais, enquanto outros 11 aparelhos foram recuperados por meio da operação estadual.
A Coronel Marta Renata destacou a relevância da data, não só como uma conquista institucional, mas também como uma vitória simbólica para a representatividade feminina na segurança pública.
Conjunto de empreendimentos vai proporcionar investimentos superiores a R$3,5 bilhões; porto de Itaguaí foi leiloado para a empresa Ágora, com oferta única de R$1 milhão
Nesses casos, existem multas por infração à legislação, cuja alíquota inicial é de 75%.
Apenas em Rio Branco serão 129 dispositivos devolvidos ao longo dos próximos dias, em uma ação que conta com a parceria do governo federal.
Não existem mais publicações para exibir.