Francisco Pereira de Mesquita, 26 anos, e José Maria Oliveira Braga, de 41 anos, foram presos em flagrante pela Polícia Militar na tarde desta sexta-feira, 13, no Paraná dos Mouras, município de Rodrigues Alves, interior do Acre. Oito hectares da vegetação de suas propriedades foram atingidas pelo fogo. Esta é a primeira prisão ocasionada por queimada no Vale do Juruá
Segundo a Polícia Militar, a equipe foi acionada por moradores no local da ocorrência, que estavam com medo de que o evento tomasse proporções maiores. Nos terrenos pertencentes a Francisco Pereira (Chico) e José Maria, que ficam um do lado do outro, os policiais encontraram os dois diante do incêndio, que no momento da fiscalização, atingia a pastagem de ambos. Eles teriam ateado fogo em duas áreas desmatadas, uma em cada terreno, sendo que o fogo invadiu áreas de capoeira e pastagens, onde no mínimo 8 hectares haviam sido atingidas.
“Aos indivíduos foi dada voz de prisão pelos crimes de incêndio florestal e poluição, previstos nos artigos 41 e 54 da lei 9605/98, além do que está previsto no decreto 11492/2024, que versa sobre o estado de emergência ambiental no Acre. Esperamos os envolvidos tomarem as medidas para proteção de seu rebanho bovino e em seguida os conduzimos até a delegacia”, citou a Polícia Militar.
“A pena varia de 2 a 6 anos e não cabe fiança”, afirma o delegado José Obetânio.
Por Ac24horas