Brasil concentra mais de 70% das queimadas na América do Sul, aponta Inpe

Ao longo de 2024, o Brasil acumulou 180.137 focos de incêndio, representando 50,6% das queimadas na América do Sul.

Dados recentes do sistema BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), confirmam um cenário alarmante de incêndios ambientais no Brasil. Nas últimas 48 horas, até sexta-feira (13), o país registrou 71,9% de todas as queimadas ocorridas na América do Sul, com um total de 7.322 focos de incêndio. Esses números colocam o Brasil no topo do ranking de queimadas, seguido por Bolívia (11,2%), Peru (8,3%), Argentina (4,3%) e Paraguai (2,7%).

Ao longo de 2024, o Brasil acumulou 180.137 focos de incêndio, representando 50,6% das queimadas na América do Sul. Esse número é 108% maior do que o registrado no mesmo período de 2023, quando foram contabilizados 86.256 focos até 13 de setembro.

Entre os estados brasileiros mais afetados, Mato Grosso lidera com 1.379 focos nas últimas 48 horas, seguido por Amazonas (1.205), Pará (1.001) e Acre (513). Cáceres (MT) é o município com mais queimadas, com 237 focos, enquanto Novo Aripuanã (AM) e São Félix do Xingu (PA) tiveram 204 e 187 focos, respectivamente.

A região Amazônica foi a mais impactada, concentrando 49% das áreas queimadas nas últimas 48 horas, seguida pelo Cerrado (30,5%), Mata Atlântica (13,2%), Pantanal (5,4%) e Caatinga (1,9%).

As informações destacam a gravidade da crise ambiental no Brasil e reforçam a necessidade de medidas urgentes para conter os incêndios e proteger os biomas nacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Apesar da extensão da destruição, graças a uma atuação estratégica com a criação de aceiros e eliminação dos focos de incêndio, foi possível preservar aproximadamente 55 hectares da área florestal.
Já para a semana que se inicia, a tendência é de chuvas frequentes na região. A probabilidade de precipitação permanece alta, com chances variando entre 60% e 80% até a
A mobilização faz parte de uma iniciativa do Ministério da Saúde para apoiar as autoridades locais e melhorar o atendimento à população
De acordo com a Polícia Federal, um dos detidos havia fugido da penitenciária de Cruzeiro do Sul e tinha condenação definitiva por tráfico de drogas.
É importante destacar que os participantes da consulta só podem votar uma vez, o que assegura maior credibilidade aos dados.

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) abriu nesta, sexta-feira, 13 de setembro, a consulta pública para a atualização da política de Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Em versão do Diário Oficial da União desta sexta-feira (13), o Ministério das Cidades publicou a Portaria MCid Nº 998, assinada pelo ministro Jader Filho, que autoriza a contratação para

O mês de agosto de 2024 apresentou uma queda significativa no número de ocorrências de roubos registradas por meio do serviço de emergência 190 no Estado do Acre. Ao todo,

Não existem mais publicações para exibir.