A terceira edição do programa Saúde na Comunidade com Especialistas, ocorrida no último sábado (14) e domingo (15), em Cruzeiro do Sul, teve 9.176 procedimentos, incluindo consultas, exames e entrega de medicamentos. A ação foi realizada pela prefeitura de Cruzeiro do Sul e governo do Estado.
Durante os dois dias, 19 médicos especialistas atenderam moradores das zonas urbana e rural do município na Escola Flodoardo Cabral. Cerca de 41 tipos de exames foram disponibilizados. A maior parte das especialidades e dos exames não é ofertada na rede pública em Cruzeiro do Sul, e os pacientes são encaminhadas para Rio Branco via Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
Foram feitas 4. 411 consultas médicas e 3.821 exames, incluindo 961 ultrassonografias. As consultas e exames oftalmológicos somaram 2.987 procedimentos.
A oftalmologista Ariane Leão, explica que além da refração, a detecção do grau e presença de catarata, os pacientes também contaram com exames, como retinografia.
“Os testes oftalmológicos complementares que estão sendo ofertados são o teste de shimmer, teste de boot, retinografia, mapeamento de retina e ultrassonografia de globo ocular”, pontuou.
No mutirão, foram atendidas pessoas com e sem consultas agendadas e pacientes que estavam na fila do TFD, como a professora Vângela Maria, que sofre com fibromialgia. “Eu estava na fila do TFD e aqui em Cruzeiro do Sul tem um grupo de 58 pessoas com fibromialgia. Com essas consultas aqui, facilita porque não precisamos ir a Rio Branco, muitas vezes de ônibus, chegar lá com mais dores. Tem despesa com transporte, estadia, alimentação, é muito mais trabalhoso. Com esses médicos e exames aqui fica, tudo mais fácil” relatou.
Marcilene Chaves levou os quatro filhos. Em dois ela investiga autismo e a consulta com o neuropediatra e o exame de bera eram os mais esperados. “Para dois, a consulta é sobre autismo e para a gente como mãe de família e não tem dinheiro para pagar particular isso aqui é uma oportunidade maravilhosa. Aí a gente chega aqui e tem tudo de graça. Eles agora vão ter um acompanhamento”, destacou.
Na primeira e segunda edição do programa, em Cruzeiro do Sul, mais de 17 mil pessoas foram atendidas pela prefeitura e governo do Estado.
Por Sandra Assunção