Um incêndio de grandes proporções destruiu cerca de 24 hectares de vegetação na região do Ramal Batoque, em Mâncio Lima, e colocou em risco ao menos 10 casas. O Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul foi acionado na tarde da última segunda-feira para conter as chamas que se alastravam rapidamente pela vegetação secundária e uma área de buritizal.
De acordo com o Capitão Josadac Cavalcante, comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, o combate às chamas durou até as 23h de segunda-feira. “Conseguimos controlar o incêndio nesse primeiro momento, mas, devido ao aumento da temperatura ao amanhecer de terça-feira, o fogo reascendeu”, informou o comandante.
Para conter o avanço do incêndio na terça-feira, foi necessário reforçar o efetivo, com o apoio de uma guarnição vinda de Rodrigues Alves, além de três brigadistas da Prefeitura de Mâncio Lima. Máquinas pesadas foram usadas para fazer o aceiro das casas em risco.
O incêndio foi controlado na terça-feira, por volta das 19h, mas ainda restam focos remanescentes. “Nossas equipes estão no local realizando o rescaldo para eliminar esses focos, especialmente na área de buritizal”, afirmou o Capitão Josadac.
Nos últimos dias, o Corpo de Bombeiros também atuou em outras regiões da Terra Indígena Nawa, na Reserva do Parque Nacional da Serra do Divisor e em áreas de pastagem ameaçadas por incêndios. A corporação segue em alerta máximo, com equipes mobilizadas para monitorar e combater novos focos. A ação das equiepes preservou cerca de 80 hectares.
jurua24horas