Em menos de um ano, Acre tem aumento de mais de 600% nos casos de oropouche

O Boletim Epidemiológico das Arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), referente a semana 36, divulgada na última semana, revelou que o estado já confirmou 436 casos

O Boletim Epidemiológico das Arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), referente a semana 36, divulgada na última semana, revelou que o estado já confirmou 436 casos de oropouche somente em 2024, até o mês de setembro.

Isso representa um aumenta de 626% se comparado com todos os casos registrados em 2023, quando foram confirmados apenas 60 casos.

O boletim revelou ainda que apenas um município do Acre – Santa Rosa do Purus – não registrou casos da doença no estado.

A Sesacre testou 1.921 amostras em 2024 e confirmou apenas 1 morte pela doença, a de um recém-nascido, infectado ainda na barriga da mãe e diagnosticado com microcefalia.

A febre oropouche é transmitida, principalmente, pelo Culicoides paraenses, mais conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Mas, apesar de ser o principal vetor, não maruim não é o único. Segundo a Revista Veja, em regiões urbanas, o Culex quinquefasciatus, o pernilongo visto comumente em residências, também é um dos vetores.

Como forma de prevenção, uma das medidas é evitar áreas onde há presença excessiva de maruins e mosquitos, além do uso de telas de malha fina em portas e janelas, bem como usar roupas que cubram a maior parte do corpo.

Para evitar os mosquitos, é comum a orientação para manter a casa limpa, incluindo o quintal e locais de criação de animais, além de recolher folhas e frutos que caem no solo. O uso do repelente também é recomendado.

O que é febre oropouche?

A febre oropouche é uma doença infecciosa aguda e é causada pelo vírus de mesmo nome. Além disso, a doença é causada por um arbovírus.

Quais são as causas da febre oropouche ?

A febre oropouche ocorre em dois ciclos, o silvestre e o urbano. No ciclo silvestre, geralmente, costuma infectar macacos e bichos-preguiça, além de aves silvestres. Seus transmissores na natureza são os mosquitos como Aedes serratus (Pará) e Coquillettidia venezuelensis (Trinidad).

No ciclo urbano, o único hospedeiro é o ser humano e ela normalmente é transmitida pelo Culicoides paraensis, também conhecido como borrachudo ou maruim.

Quais são os sintomas da febre oropouche?

Os principais sintomas da febre oropouche são:

– febre;

– calafrios;

– dor de cabeça;

– dor nas articulações;

– náuseas.

Quais são as formas de tratamento da febre oropouche?

O tratamento da febre oropouche consiste no uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Em casos graves da febre de Oropouche, pode ser necessária uma terapia antiviral que utiliza um fármaco chamado ribavirina.

Por ContilNet 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Assim como nas Eleições Gerais de 2022, o horário do pleito municipal deste ano será unificado em todo o Brasil. Isso significa que, no Acre, cujo fuso é de duas

O Senador Alan Rick (União-AC) conseguiu incluir na nova Lei Geral do Turismo a permissão para utilizar os recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) para subsidiar o preço

Levantamento feito em 27 hospitais públicos e filantrópicos do país mostra que, de janeiro a agosto, as internações causadas por doenças respiratórias aumentaram 27,6% em comparação ao mesmo período do

Os alunos, através dessa ação, demonstraram não só consciência sobre os problemas ambientais, mas também o desejo de engajar a comunidade na luta
O foco da operação foi controlar o avanço das queimadas, que vêm aumentando significativamente em Cruzeiro do Sul e região do Juruá.

Francisco Ernilson de Freitas, conhecido como Burica, nasceu em Rodrigues Alves e reside na cidade desde 1961 ano de seu nascimento. Burica foi eleito prefeito nos anos de 2009 á

Máquinas pesadas foram usadas para fazer o aceiro das casas em risco.

O governador Gladson Cameli encaminhou à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta quarta-feira, 18, um projeto de lei que dispõe sobre a isenção de taxas e emolumentos de tradução juramentada

Não existem mais publicações para exibir.