Palestra aborda assédio moral e sexual para servidores da Representação da SEE em Cruzeiro do Sul

A iniciativa faz parte da campanha "Não Se Cale", promovida pela Secretaria de Estado da Mulher, que visa conscientizar sobre a violência no ambiente de trabalho e doméstico.

Na tarde desta sexta-feira (20), os servidores da Representação da Secretaria Estadual de Educação (SEE) em Cruzeiro do Sul participaram de uma palestra realizada pela equipe multidisciplinar do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher). A psicóloga Andreza Barros, integrante da equipe do CEAM, conduziu a conversa, destacando temas como assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.

Durante a palestra, Andreza ressaltou a importância de identificar e denunciar esses tipos de assédio, que são crimes. “Nosso objetivo é conscientizar os servidores sobre como prevenir e reconhecer esses comportamentos abusivos no ambiente de trabalho. É essencial que, diante de uma situação de assédio, as pessoas saibam como agir e denunciar o assediador”, afirmou.

A coordenadora de ensino da Representação da SEE em Cruzeiro do Sul, Rocinete Santos, destacou a relevância da temática para os servidores. “Mesmo no século XXI, ainda nos deparamos com muitos casos de assédio moral e sexual. É fundamental que os servidores, principalmente as mulheres, saibam como se defender e que atitudes tomar. Esse tipo de conhecimento fortalece e empodera nossas profissionais”, afirmou Rocinete.

Além de abordar o assédio, a palestra também trouxe reflexões sobre o empoderamento feminino e o ciclo da violência doméstica, explicando as diversas tipificações de violência, como física, sexual, moral e patrimonial. O CEAM trabalha para conscientizar as mulheres sobre seus direitos e como reconhecer e sair de relacionamentos abusivos.

A iniciativa faz parte da campanha “Não Se Cale”, promovida pela Secretaria de Estado da Mulher, que visa conscientizar sobre a violência no ambiente de trabalho e doméstico. A equipe do CEAM pretende visitar outras instituições públicas e privadas para ampliar o alcance da campanha e reforçar a importância de um ambiente de trabalho seguro e respeitoso.

Rocinete ainda reforçou o papel da Secretaria de Educação em apoiar iniciativas que disseminem conhecimento sobre esses temas: “A SEE está sempre de portas abertas para essas equipes, pois acreditamos que um ambiente de trabalho saudável e seguro é essencial para o bom desempenho dos nossos servidores.”

A palestra também abordou o Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, que vem sendo trabalhada dentro do ciclo de atividades da Secretaria de Estado da Mulher.

Jurua24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas de 23 a 25ºC e máximas de 33 a 35ºC.
Além das questões relacionadas à saúde das comunidades indígenas, outro problema identificado foi o difícil acesso a algumas aldeias.

O governador Gladson Cameli (Progressistas) oficializou nesta sexta-feira, 20, durante uma coletiva de imprensa no Palácio Rio Branco, o lançamento do concurso público da Secretaria de Estado de Educação e

A principal estratégia do Ministério da Saúde, após o diagnóstico, será o envio da Força Nacional do SUS para as áreas afetadas
Desde o início de seu mandato, Zequinha Lima já pavimentou 23,5 quilômetros de vias, e agora, com o "Asfalto na Tua Rua", pretende asfaltar 10 quilômetros ainda em 2024

Na corrida para as eleições municipais, César Andrade, atual prefeito de Porto Walter, tem recebido apoios importantes de diversas comunidades rurais do município, reforçando a força de sua base política

A Caixa Econômica Federal paga nesta sexta-feira, 20, a parcela de setembro do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 4. O valor mínimo

Um homem foi preso, na tarde da última quinta-feira, 19, em Rodrigues Alves, por suspeita com envolvimento de tráfico de drogas. A ação, da Polícia Civil do Acre, por meio

Não existem mais publicações para exibir.