Anuário coloca o Acre como 10º estado mais seguro do Brasil

Pelo segundo ano consecutivo, o Acre foi eleito o estado mais seguro da Região Norte do Brasil. A afirmação é do Anuário 2024 de Cidades Mais Seguras do Brasil, elaborado

Pelo segundo ano consecutivo, o Acre foi eleito o estado mais seguro da Região Norte do Brasil. A afirmação é do Anuário 2024 de Cidades Mais Seguras do Brasil, elaborado pela MySide. O ranking coloca o Acre na décima posição entre os estados brasileiros mais seguros, atrás de Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás e Piauí.

Os dados, que são provenientes do Ministério da Saúde e do IBGE, revelam que o estado apresenta uma taxa de homicídios intencionais de 24,9 por 100 mil habitantes, um número ligeiramente inferior à média nacional, que é de 26.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, José Américo Gaia, é importante ressaltar que, no ano passado, o Acre já havia conquistado o título de estado mais seguro da região Norte.

“Nós, enquanto governo, estamos sempre atuando para construirmos um estado mais seguro para todos os acreanos, atuando com ações ostensivas, repressivas e no controle de nossas fronteiras. Essas ações têm levado a resultados como esses”, destacou.

A análise dos dados ao longo dos últimos cinco anos mostra uma redução significativa nas mortes violentas intencionais no Acre, cerca de 49,52%. Especificamente em relação aos homicídios, a redução alcançou 50% quando comparados os dados de 2018 com os de 2023.

Os primeiros oito meses de 2024 também trazem boas notícias, com uma diminuição de 27% no número de mortes violentas em comparação com o mesmo período de 2023. Embora janeiro tenha apresentado um padrão elevado, os meses subsequentes mostraram uma redução gradual e consistente, com uma impressionante diminuição de 63% quando se compara janeiro a agosto de 2024.

“Esses dados refletem os esforços contínuos e as políticas de segurança pública implementadas no estado, reforçando a importância de um ambiente seguro para seus cidadãos. O Acre se destaca não apenas pela redução das taxas de criminalidade, mas também pelo compromisso em promover a segurança e o bem-estar da população”, disse o secretário.

Agência de Notícias do Acre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Flávia Melo de Miranda Soares, de 20 anos, foi assassinada em um garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda, no Mato Grosso, nesta segunda-feira (23). Corpo chega
O idoso estava algemado com as mãos para trás e alcoolizado, e se desequilibrou e caiu ao sair do veículo
Os relatos de incêndios intencionais nas margens da estrada são alarmantes
As informações são do portal O Tempo Aqui.

A FACADA que seria dada agora nos bolsos dos donos de veículos, com o aumento do valor do IPVA em 50%, ficou para ser desferida depois da eleição. O projeto

As multas aplicadas variam conforme a área queimada, e muitos agricultores foram autuados por perderem o controle do fogo em suas propriedades.
Após três dias, os médicos confirmaram a morte de Pedro Henrique e comunicaram à família.
Os programas valorizam a biografia do candidato, como alguém vindo de uma família de agricultores e que galgou cada degrau com muito esforço pessoal e humildade, um traço característico de
Não existem mais publicações para exibir.