‘Palácio’ da Prefeitura do Alto Juruá: O marco inicial da administração em Cruzeiro do Sul

Infelizmente, o prédio histórico não existe mais. O que restou deste importante marco para a cidade são apenas fotos, como a que ilustra sua fachada e estrutura simples de madeira.

Em Cruzeiro do Sul, no ano de 1904, foi instalada a primeira sede da Prefeitura do Alto Juruá, conhecida como o “Palácio da Prefeitura”. Localizada na Rua Boulevard Thaumaturgo, no entroncamento com a Rua Desembargador Távora, essa modesta estrutura foi palco de importantes decisões políticas e administrativas da cidade. Foi deste prédio que o então prefeito, Coronel Thaumaturgo de Azevedo, expediu os primeiros atos administrativos do recém-criado Departamento do Alto Juruá, dando início à organização da região.

Infelizmente, o prédio histórico não existe mais. O que restou deste importante marco para a cidade são apenas fotos, como a que ilustra sua fachada e estrutura simples de madeira. Essas imagens são o que nos permitem hoje visualizar e preservar a memória do local onde Cruzeiro do Sul deu seus primeiros passos administrativos.

O “Palácio da Prefeitura” foi citado em registros do jornal O Malho, do Rio de Janeiro, e destaca o esforço pioneiro para a consolidação do município em meio ao desbravamento do interior acreano. Embora o edifício tenha se perdido no tempo, seu papel fundamental na história política de Cruzeiro do Sul permanece vivo através das fotografias e dos relatos históricos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

No próximo dia 12 de outubro, o desfile “Trans Gênesis” será realizado no coreto em frente à catedral de Cruzeiro do Sul. Criado pela designer Vênus, nascida na cidade, o

Além de Cruzeiro do Sul, outras localidades acreanas estão sob o mesmo alerta, como Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus,
“ No dia 6 de outubro estarei aqui para votar no Zequinha “, disse Gladson na carreata
Para o historiador, um dos maiores gargalos que Cruzeiro do Sul enfrenta hoje é a falta de planejamento urbano adequado.
No acumulado de 2024, entre janeiro e agosto, o Acre já registra 6.179 novas vagas de emprego formal
Apesar das modernizações e do crescimento da cidade, que hoje já conta com mais de 100 mil habitantes, Adalberto valoriza as tradições e o espírito comunitário.
O fornecimento de energia foi restabelecido às 8h14, após a empresa responsável pela usina atuar para corrigir a falha.
Entre os itens recuperados estavam quatro celulares, um tablet, dois cordões dourados e dois relógios.
Não existem mais publicações para exibir.