O Rio Acre voltou a apresentar queda em seu nível e amanheceu nesta sexta-feira, 11, com 1,43 metro em Rio Branco, conforme apontam dados da Defesa Civil Municipal. Nas últimas 24 horas, o manancial baixou 10 centímetros, mantendo a oscilação registrada nos últimos dias.
Na quinta-feira, o nível do rio havia subido para 1,53 metro, após uma chuva considerável na capital acreana, de quase 50 milímetros.
A seca extrema persiste e a região continua em estado de alerta máximo. Nesta sexta-feira, 11, não foi registrada precipitação na cidade, agravando ainda mais a crise hídrica que afeta Rio Branco e outras áreas ao longo da Bacia do Rio Acre.
Ao menos oito dos dez rios que compõem a bacia seguem em condições críticas, com volumes de água muito abaixo do normal. A escassez hídrica tem causado prejuízos no abastecimento de água para a população e comprometido a produção agrícola local, afetando diretamente mais de 387 mil pessoas na capital acreana.
A pior cota mínima histórica foi registrada no último dia 21 de setembro, quando o rio atingiu 1,23 metro, o nível mais baixo já registrado.
Por A Gazeta do Acre