Semana de conciliações da Polícia Civil deve atender mais de 300 pessoas no Acre

Ação visa promover a resolução de conflitos em seis municípios do estado, com expectativa de alcançar altos índices de acordos.

Com o objetivo de promover a resolução de conflitos por meio de práticas de conciliação e mediação, a Polícia Civil do Acre (PC-AC) deu início nesta segunda-feira, 21, à 3ª Semana de Conciliações, que vá até a sexta-feira, 25. Conforme a polícia, são 143 audiências agendadas, beneficiando mais de 300 pessoas ao longo da semana.

A ação abrange não apenas as regionais de Rio Branco, mas também se estende a outros cinco municípios: Capixaba, Cruzeiro do Sul, Bujari, Porto Acre e Xapuri.

O lançamento oficial ocorreu na 1ª Regional de Rio Branco, onde foram montadas três salas específicas para atender o público e facilitar as audiências de conciliação.

Segundo o delegado Karlesso Nespoli, coordenador da delegacia da 1ª Regional, a iniciativa é essencial devido à grande demanda por soluções de conflitos na região. “Temos diversos conflitos de várias naturezas. A equipe do Pacificar tem sido um grande apoio, ajudando a reduzir a necessidade de procedimentos como inquéritos e termos circunstanciais que seriam remetidos ao Judiciário. Um simples acordo entre as partes evita o sobrecarregamento do sistema”, destacou.

O delegado-geral da Polícia Civil, Henrique Maciel, enfatizou o sucesso do programa, que apresenta uma taxa de 80% de acordos realizados. “De cada 10 audiências, 8 resultam em consenso entre as partes. Esse alto índice de resolução é fruto do trabalho dos nossos profissionais capacitados. Só neste ano, já realizamos mais de 800 acordos, o que significa que 800 processos deixaram de ser levados ao Judiciário”, explicou Maciel.

O Pacificar, política pública de segurança criada pela Polícia Civil do Acre, tem o objetivo de melhorar o atendimento ao cidadão e oferecer soluções rápidas e eficazes para resolução de conflitos.

A GAZETA DO ACRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Até setembro deste ano, foram contabilizados 6.363 voos, em comparação aos 7.123 voos de todo o ano passado.
Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica iniciou nesta segunda-feira (21) e vai até a próxima quinta-feira (31). Wuriu Manchineri é vice-diretor da Manxinerune Tsihi Pukte Hajene (Matpha).
Se comparado com o ano anterior, quando o estado registrou 1.398 no mesmo período, o crescimento é de 28.6%
Estado tem 30 dias para se manifestar, informando se acata a recomendação e relatando as ações tomadas para seu cumprimento.
Com a mulher, foram apreendidos R$ 770 em espécie, além de produtos provenientes do crime e um telefone celular sem procedência.
Uma menina de apenas 11 anos reconheceu o acusado e relatou ter sido abordada por ele ao voltar da escola, sendo puxada para dentro de sua residência e agredida sexualmente.
A captura de "Sabá" está relacionada a uma apreensão de cerca de 200 quilos de drogas ocorrida em abril deste ano, no bairro Custódio Freire, em Rio Branco.

A Praga do Mandarová, uma lagarta que se alimenta de diversas culturas de plantações têm causado prejuízos na região do Vale do Juruá, no interior do Acre.  Essa região, que é

Não existem mais publicações para exibir.