Empresas e MEI têm até dia 31 para regularizar dívidas com Simples

Contribuinte que não resolver pendências será excluído do regime.

As micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEI) que não regularizaram as dívidas com o Simples Nacional – regime tributário especial para pequenos negócios – até o próximo dia 31 serão excluídas do regime. A exclusão valerá a partir de 1º de janeiro.

O devedor pode pagar à vista, abater parte da dívida com créditos tributários (recursos que a empresa tem direito a receber do Fisco) ou parcelar os débitos em até cinco anos com o pagamento de juros e multa. O parcelamento pode ser feito Portal do Simples Nacional ou no Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), no serviço “Parcelamento – Simples Nacional”.

O acesso ao Portal do Simples Nacional e ao e-CAC é feito com certificado digital ou com conta no Portal Gov.br nível prata ou ouro. A empresa ou o MEI que não concordar com a dívida e quiser contestar o Termo de Exclusão deverá dirigir a contestação ao Delegado de Julgamento da Receita Federal, protocolada na internet, conforme orientado no site do órgão.

Notificações

De 30 de setembro a 4 de outubro, a Receita notificou 1.121.419 MEI e 754.915 micro e pequenas empresas que deviam R$ 26,5 bilhões ao Simples Nacional. Após o conhecimento do termo, o contribuinte tem até 30 dias para impugnar a notificação ou quitar os débitos, sob pena de ser excluído do Simples.

Segundo a Receita Federal, as principais irregularidades são falta de documentos, excesso de faturamento, débitos tributários, parcelamentos pendentes ou o exercício pela empresa de atividades não incluídas no Simples Nacional.

Periodicamente, a Receita verifica se as empresas estão de acordo com as condições de enquadramento no Simples Nacional. Quando o estabelecimento apresenta irregularidades, o órgão envia cartas com o aviso de exclusão. O micro e pequeno empresário que ainda não regularizou as pendências pode pedir orientações ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para elaborar um plano de recuperação dos negócios.

Por: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Cerca de cem advogados participantes da mobilização, que começou com uma carreata do Centro Universitário Uninorte até a sede da OAB.

Uma operação rápida do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Acre (PMAC) resultou na interceptação de uma quadrilha que havia assaltado a fazenda do filho do Dr.

O governador Gladson Cameli encaminhou nesta terça-feira, 22, um projeto de lei que cria o Bolsa Qualificação para o exercício financeiro de 2024, visando à formação de recursos humanos na

Dono de empresa responsável diz que todos os envolvidos terão assistência.

Na manhã de terça-feira (22), um homem conhecido como Manoel foi encontrado morto em sua casa, localizada na rua Santa Luzia, no bairro Cristo Libertador, em Sena Madureira. A idade

O grupo, composto por cinco homens, fez a família da proprietária refém e roubou uma caminhonete, além de diversos pertences pessoais.
De acordo com o instituto, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagações e descargas elétricas.

Na quinta-feira 31 de outubro, às 8 horas em Brasília, a Justiça do Peru divulga a sentença de Alejandro Toledo, primeiro ex-presidente peruano condenado por corrupção na trama da empreiteira

Não existem mais publicações para exibir.