Veja o que muda no novo ensino médio a partir de 2025

Entenda as regras a serem implantadas para tentar tornar a educação mais atrativa

A nova Política Nacional de Ensino Médio estabelece uma reforma significativa na educação brasileira. Com implementação a partir de 2025, o objetivo é tornar a educação mais atrativa para os estudantes e reduzir o inquietante índice de evasão, que, segundo o Censo Escolar, chega a 5,9% no ensino médio — etapa da educação básica com a maior taxa de abandono. Para isso, a lei propõe mudanças na carga horária da formação geral, a determinação de itinerários formativos divididos por áreas do conhecimento e maior valorização da educação profissional e tecnológica.

Hoje, há 7,7 milhões de alunos matriculados no ensino médio. A implementação deve começar no ano que vem para alunos da primeira série. Em 2026, as regras começarão a valer para a segunda série e, em 2027, para a terceira.

Em meio à reforma, alterações previstas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram vetadas com a sanção da lei, mantendo o formato atual da prova.

O texto previa que, a partir de 2027, o exame cobrasse os conteúdos flexíveis dos itinerários formativos escolhidos pelos estudantes. Aprovada durante a tramitação na Câmara dos Deputados, a ideia acabou sendo retirada no Senado e reinserida pelo deputado federal Mendonça Filho (União-PE), relator da proposta. Mas, antes da sanção, as mudanças foram vetadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Agora, os vetos serão apreciados pelo Congresso Nacional.

Para o relator, apesar da proibição, a reforma contempla os critérios essenciais da ideia original:

— O novo ensino médio preserva a essência da proposta, de articular a educação técnica com o ensino básico e de valorizar a flexibilidade curricular que permita aos jovens terem autonomia sobre o itinerário formativo.

Ele lembra de uma pesquisa do Datafolha divulgada em março, que reforçou a importância da flexibilidade para os alunos: 65% disseram querer uma escola onde não apenas seja possível estudar disciplinas tradicionais, mas escolher uma área para se aprofundar.

— Com o veto ao Enem, o exame praticamente fica limitado à avaliação da formação geral básica. Os itinerários formativos perdem força e serão menos estimulados daqui para frente. Vamos aguardar.

As regras

Carga horária

Pelo menos três mil horas serão distribuídas entre os três anos do ensino médio. Do total, 2.400 horas voltarão a ser destinadas às disciplinas tradicionais, como Língua Portuguesa, Matemática e Geografia. Antes, eram 1.800 horas. As 600 horas restantes serão para o que os alunos escolherem estudar como itinerários formativos (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens).

Disciplinas obrigatórias

Antes, apenas Língua Portuguesa e Matemática eram conteúdos curriculares obrigatórios. Agora, Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, Artes, Educação Física, Biologia, Física, Química, Filosofia, Geografia, História e Sociologia precisarão estar em todos os anos.

Possibilidade

Na rede pública, cada unidade de ensino precisará ter, pelo menos, dois itinerários formativos. Por sua vez, cada colégio particular terá liberdade de decidir como fazer.

Ensino à distância

O ensino médio será ofertado apenas de forma presencial.

Extra 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A lei, de autoria do deputado Adailton Cruz, foi sancionada pela governadora em exercício, Mailza Assis da Silva, em agosto deste ano.

Morreu neste sábado, 26, o tenente-coronel da reserva remunerada da Polícia Militar do Acre, Sebastião Mendes da Costa, conhecido como “Major Mendes”, um dos fundadores e quem primeiro comandou o

Os dados são do Observatório de Análise Criminal do Ministério Público do Acre (MPAC), com dados do Sinesp-PPE/PCAC
Contaminação atinge 14 espécies que habitam os riachos amazônicos com microplásticos no trato gastrointestinal e nas brânquias

Neste domingo, 27 de outubro, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), conquistou a reeleição, superando o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) no segundo turno, conforme projeções do Datafolha

O paratleta acreano Wendell Barbosa conquistou neste domingo (27) em Heraklion, na Grécia, o título do Campeonato Mundial de Ju-Jitsu após finalizar Janz Stein, do Canadá, e derrotar o brasileiro

Nem a chuva que caía sobre o Palácio Rio Branco na manhã deste domingo, 27, impediu que fosse dada a largada da 11° Corrida do Servidor Público, realizada pelo governo

Todos os municípios monitorados do Acre estão com qualidade do ar classificada como “boa”, neste domingo (27), com exceção de Cruzeiro do Sul, que tem qualidade do ar moderada. As

Não existem mais publicações para exibir.