Com apenas 22,09% de cobertura, vacinação contra influenza é prorrogada até janeiro no Acre

Medida visa ampliar o alcance da imunização da população, especialmente devido ao baixo índice de cobertura vacinal registrado até o momento.

Com apenas 22,09% de cobertura vacinal, o governo do Acre decidiu prorrogar a Campanha de Vacinação contra a Influenza de 2024 até 31 de janeiro de 2025. Anunciada nesta terça-feira, 29, pela Secretaria de Estado de Saúde, a medida busca aumentar o número de imunizados.

Conforme os dados da Saúde, até agora foram aplicadas apenas 98.042 doses, o que corresponde a uma cobertura vacinal de apenas 22,09% do grupo prioritário, composto por crianças, idosos, gestantes, trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades. A população-alvo da campanha no Acre é composta por 311.069 pessoas.

A campanha, que estava prevista para encerrar em 26 de outubro, agora continua a oferecer vacinas a todos a partir dos 6 meses de idade, enquanto houver disponibilidade de doses. Atualmente, o estado possui 239 mil doses da vacina trivalente, distribuídas entre os 22 municípios do Acre, permitindo que um número maior de cidadãos se proteja contra a influenza.

O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, ressaltou a importância da vacinação como uma das principais formas de prevenção contra a gripe e suas complicações.

“Reforçamos a vacinação contra a influenza, considerando que é uma das medidas de maior importância para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população em geral, especialmente entre os indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, afirmou.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, Renata Quiles, também destacou a necessidade de a população buscar a vacinação o quanto antes: “É fundamental que a população não deixe para se vacinar de última hora, principalmente com a chegada do inverno amazônico”, ressaltou.

Ações nos municípios

As secretarias municipais de saúde continuarão com as ações de vacinação contra a influenza, mantendo a prioridade para os grupos eleitos na campanha. A expectativa é aumentar a cobertura vacinal até o fim da campanha prorrogada.

A população deve procurar os postos de vacinação para garantir a imunização antes do período mais intenso de chuvas e doenças respiratórias no estado, previsto para os próximos meses.

A GAZETA DO ACRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O caso de agressão e estupro de Neuma Braga, que usou as redes sociais para fazer um relato do abuso que sofreu de um adolescente de 13 anos no município

Gestores do governo do Acre, representantes do governo federal e da Assembleia Legislativa do Estado (Aleac) debateram no fim de semana, com autoridades bolivianas, no Departamento de Pando, o avanço

Wendell Barbosa se encontra na Grécia, onde, no último domingo, já consagrou-se campeão.
O Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) oferecerá treinamentos e capacitações para as secretarias municipais do Juruá nos dias 5 e 6 de novembro, e no dia 7, vai
A reportagem apurou que o suposto criminoso é um adolescente de apenas 13 anos
Jairton Bezerra cometeu o crime em via pública e conseguiu cruzar a cidade dirigindo sem ser abordado pela Polícia, que disponibilizou a placa de seu caro: OXP7E75
Desde 2015, órgão segue com dificuldades de operação que comprometem a fiscalização do sistema carcerário
Em setembro de 2023, foram registrados, em todo o estado do Acre, pelo menos 177 ocorrências desta natureza; já em 2024, o número foi de 159.
Não existem mais publicações para exibir.