Desmatamento no Acre aumenta 44% em setembro e é o 3º maior da Amazônia Legal, aponta Imazon

O desmatamento segue apresentando crescimento no Acre. Segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), obtidos via Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), a área desmatada

O desmatamento segue apresentando crescimento no Acre. Segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), obtidos via Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), a área desmatada no Acre em agosto foi de 82 quilômetros quadrados.

O número representa uma alta de 44% se comparado ao mês de setembro de 2023, quando foram registrados 57 km² de derrubada da floresta no estado acreano.

Conforme o monitoramento do Imazon, a destruição acumulada no período de janeiro a setembro deste ano foi de 556 km².

A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro e engloba a área de 9 estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão).

Os dados mostram ainda que o Acre ocupa a 3ª posição, concentrando 15% do desmatamento ocorrido na Amazônia Legal em agosto.

O levantamento mensal do Imazon também aponta que o Acre tem três unidades de conservação na lista das 10 mais destruídas da Amazônia Legal. Entre elas a Resex Chico Mendes, em 2º lugar no ranking, a FES do Rio Gregório, na 5ª posição e a Resex Alto Juruá, em 9º lugar.

Já as florestas degradadas no Acre somaram 43 quilômetros quadrados em setembro deste ano, o que representa um aumento expressivo em relação a setembro de 2023, quando a degradação detectada foi de 1 km².

Por A Gazeta do Acre 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu mais um alerta amarelo para todo o Estado. O aviso deve seguir até às 10 horas desta quinta-feira, 19. As chuvas devem ficar

Mudanças no cronograma incluem reaplicação das provas, envio de videoaulas até abril e resultado final previsto para julho.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Rio Branco emitiu uma Nota de Alerta sobre o aumento expressivo nos casos de Covid-19. O documento, elaborado pela Diretoria de Vigilância em

No entanto, não foram obtidas medições em Marechal Thaumaturgo.
Em resposta à situação, agentes de saúde têm realizado visitas diárias aos bairros, oferecendo orientações sobre como evitar criadouros do mosquito e o manejo correto de depósitos de água e
A ação, que atendeu tanto a ala masculina quanto a feminina, beneficiou 31 pessoas que não foram contempladas na primeira operação.
Com mais de 52 mil inscritos para disputar cerca de 3 mil vagas, o concurso é considerado um dos maiores já realizados no Estado.
A proposta foi aprovada nesta quarta-feira (18) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e segue a plenário.
Não existem mais publicações para exibir.