Neste domingo, 3 de novembro, candidatos de Cruzeiro do Sul fizeram o primeiro dia de provas do ENEM e avaliaram o exame como acessível. Em geral, os estudantes gostaram do tema da redação, que abordou os “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, incentivando reflexões sobre o reconhecimento das contribuições africanas na cultura e na história brasileira.
Yasmin Vitória, de 19 anos, destacou que o exame estava tranquilo e que o tema da redação foi “muito atual”. Ela acredita ter se saído bem e contou que administrou o tempo começando pela redação.
Para Yasmin Marinho, 17, a experiência foi positiva, apesar de ter esquecido os óculos, o que dificultou a leitura de algumas questões. Ela gostou do tema e se mostrou confiante, planejando estudar mais para o segundo dia de prova, com o objetivo de cursar Medicina.
Flávia Alessandra, 19, avaliou o exame como “médio”, nem muito fácil nem muito difícil. “Graças a Deus, consegui terminar tudo certinho”, disse ela, que já se prepara para o próximo domingo, 10 de novembro, quando fará a segunda fase.
Além da redação, os candidatos responderam a questões de ciências humanas e linguagens. Mais de 4,3 milhões de candidatos estão inscritos este ano, buscando uma vaga no ensino superior.
Jurua24horas