Comissões da Câmara aprovam PL que proíbe crianças na parada LGBTQIA+

Foi aprovada de forma unânime pelas comissões de Constituição e Justiça e de Direitos Humanos da Câmara de Rio Branco Projeto de Lei (PL) 14/2024, que proíbe a participação de

Foi aprovada de forma unânime pelas comissões de Constituição e Justiça e de Direitos Humanos da Câmara de Rio Branco Projeto de Lei (PL) 14/2024, que proíbe a participação de crianças na Parada LGBTQIA+. Agora, a proposta irá para votação no plenário.

De autoria do vereador João Marcos Luz (PL), líder do prefeito Tião Bocalom na Câmara de Vereadores de Rio Branco, o PL foi apresentado em 19 de junho e estabelece multa de R$ 10 mil por hora caso as regras sejam descumpridas.

João Marcos Luz explicou que a matéria busca atender ao Artigo 74 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que determina que o “poder público, através do órgão competente, regulará as diversões e espetáculos públicos, informando sobre a natureza deles, as faixas etárias a que não se recomendem, locais e horários em que sua apresentação se mostre inadequada.”

No último dia 30 de outubro, a Procuradoria da Câmara Municipal apontou o PL como inconstitucional, e no parecer, anexou o posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF) para explicar que no PL há uma invasão da competência exclusiva da União para estabelecer a classificação indicativa de diversos espetáculos públicos, conforme art. 21, XVI, da Constituição. “Além disso, a proposta desvirtua a própria classificação etária, dando-lhe caráter vinculativo e compulsório”, diz o parecer elaborado pelo procurador Renan Braga.

João Marcos Luz enfatiza não ser contra a Parada Gay, mas acredita que deve existir regulação da idade. “É um evento anual, que possui apresentações, bebidas alcoólicas e cenas de lascívia, então estamos seguindo o que prevê o ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente]”, respondeu.

Para debater o tema com a sociedade, o vereador chegou a realizar uma audiência pública com a participação de autoridades e do movimento LGBTQIA+, no dia 18 de outubro.

Por A Gazeta do Acre 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Além da ONC, as alunas do ensino médio técnico em Meio Ambiente também brilharam na Quimeninas. Emily Caroline Silva Freitas, do 2º ano, conquistou medalha de prata na Região Norte

O vereador de Tarauacá Chico Batista (PDT) faleceu na manhã desta terça-feira, 5, enquanto dormia, em Rio Branco. A informação foi confirmada pela prefeita do município, Maria Lucineia. Os familiares

Iniciado neste último sábado (5), o Hospital do Juruá, com investimentos do governo do estado e em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, está realizando cirurgias ortopédicas nos

Serão três dias de atividades, treinamentos e capacitações para os servidores e pescadores municipais, para que todos entendam a importância e as normas do período de defeso.
A portaria, que será lançada nesta semana, representa uma resposta coordenada entre o governo e as entidades financeiras.

A Secretaria de Estado da Fazenda do Acre (Sefaz) publicou nesta terça-feira, 5, a Portaria nº 610, que altera os preços mínimos do gado bovino para a base de cálculo

Nesta segunda-feira (4), durante rondas na cidade de Cruzeiro do Sul, a Polícia Militar atuou em três ocorrências. A primeira foi o cumprimento de um mandado de prisão na área

Este novo modelo busca facilitar o trabalho do policial e da pessoa que será atendida, não sendo necessário ir até a delegacia, apenas ir ao judiciário no dia da audiência.
Não existem mais publicações para exibir.