Prefeitura de Rodrigues Alves Promove Capacitação para Equipe do Novo CAPS I

O evento ocorreu nos dias 6, 7 e 8 de novembro com o apoio da equipe do CAPS Náuas, e representou um marco importante para o avanço da saúde mental

A Prefeitura Municipal de Rodrigues Alves, por meio da Secretaria de Saúde, em articulação com a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Estado e a Coordenadora Ana Cristina Messias, realizou uma capacitação fundamental para a equipe que atuará no novo CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial), a ser implantado no município. O evento ocorreu nos dias 6, 7 e 8 de novembro com o apoio da equipe do CAPS Náuas, e representou um marco importante para o avanço da saúde mental local.

O CAPS I é uma unidade especializada de atendimento que atenderá pessoas de todas as faixas etárias que enfrentam sofrimento mental grave e persistente, com ênfase em transtornos relacionados ao uso nocivo e à dependência de álcool e outras substâncias. A implantação do CAPS I é mais uma ação da gestão municipal para melhorar a qualidade de vida da população e proporcionar um espaço de acolhimento e cuidado especializado a quem mais necessita.

A capacitação, realizada no auditório da UBS Renato Leite, contou com a participação de renomados profissionais da área, como os palestrantes Rani Maria, Hamilton, Sandrea, Clesilda, Diane e o Dr. Reginaldo Brandão. Durante os três dias de formação, foram abordados temas essenciais, como a Legislação do CAPS I, Atenção Psicossocial, atividades e procedimentos do CAPS, fluxo interno e cronograma semanal, além de matriciamento de equipes. A ação reuniu toda a rede de apoio especializada do município, que contribuirá para o sucesso da unidade.

Além das questões técnicas e operacionais, o evento incluiu um momento especial denominado “Cuidando do Cuidador”, no qual os participantes aprenderam sobre a prática da auriculoterapia, uma técnica terapêutica que busca promover o bem-estar e o autocuidado dos profissionais que estarão diretamente envolvidos no atendimento dos pacientes. Essa prática é essencial para que os cuidadores possam manter sua saúde mental e emocional em equilíbrio, garantindo um atendimento de qualidade para a população.

Rani Maria, Assistente Social e referência no município, destacou a importância da capacitação. “Essa capacitação é um passo importante para garantir que a equipe esteja apta a oferecer um atendimento humanizado e efetivo. Isso reflete o compromisso da Prefeitura Municipal com a saúde e o bem-estar da comunidade”, afirmou.

A Assistente Social Fernanda Silva, uma das participantes da capacitação, também compartilhou sua satisfação com a formação. “A capacitação foi extremamente enriquecedora. Os temas abordados, como a legislação do CAPS e a atenção psicossocial, são fundamentais para o nosso trabalho. A troca de experiências com os colegas e palestrantes trouxe novas perspectivas sobre como podemos atender melhor as pessoas que precisam de apoio”, destacou Fernanda. Ela também enfatizou a importância do momento “Cuidando do Cuidador”. “Muitas vezes esquecemos de cuidar da nossa própria saúde mental enquanto nos dedicamos aos outros. Esse momento foi essencial para o nosso bem-estar”, concluiu.

Por Assessoria 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O prefeito Zequinha Lima, acompanhado pelo vereador Zé Roberto, vistoriou as áreas alcançadas pelas águas, como o bairro Miritizal, onde mora o parlamentar.
Nova unidade amplia acesso a serviços de saúde mental e evita deslocamentos para Cruzeiro do Sul
Quem tiver qualquer informação sobre o paradeiro de Messi pode entrar em contato pelo telefone (68) 99944-3175 e receberá uma gratificação da família.
O deputado disse ainda que as visitas tem a finalidade de ouvir as demandas de cada gestor e encaminha-las para os setores responsáveis.
Em outras lutas, talvez eu tivesse cedido à pressão, mas desta vez consegui me manter firme", afirmou Silva, ainda no octógono.
M.F. é apontada como responsável por atrair o jovem para um local onde ele foi torturado e morto

Por Fred Santana   No auge da temporada das queimadas, entre junho e dezembro de 2024, as favelas e comunidades urbanas Conjunto Antônio Jorge, Conjunto João Pedro, Rabo da Cobra e

O evento ocorreu na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Rio Branco e marcou a destinação de mais uma emenda de sua autoria, no valor
Não existem mais publicações para exibir.