Acre tem 79 favelas em quatro cidades, aponta Censo do Instituto Brasileiro de Geografia

O Censo Demográfico de 2022, divulgado nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela um dado alarmante: o Acre abriga 79 favelas, onde residem cerca de 9,3%

O Censo Demográfico de 2022, divulgado nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela um dado alarmante: o Acre abriga 79 favelas, onde residem cerca de 9,3% da população do estado, aproximadamente 75 mil pessoas.

Os aglomerados estão concentrados principalmente nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasileia e Epitaciolândia.

Segundo o Censo, a capital, Rio Branco, é o município com a maior concentração, somando 47 dessas áreas, seguido por Cruzeiro do Sul, com 16 favelas, Brasileia com 10 e Epitaciolândia com seis.

Diferente de outras regiões do Brasil, nenhum outro município acreano registrou a presença de favelas, o que evidencia a disparidade entre as áreas urbanas mais populosas e o interior do estado. Mesmo com a quase universalização do fornecimento de água encanada, os moradores das favelas enfrentam problemas críticos, como esgotamento sanitário inadequado e coleta de lixo feita, em grande parte, através de caçambas.

A realidade das favelas no Acre também reflete um fenômeno nacional de crescimento das áreas urbanas precárias, que praticamente dobrou em relação ao Censo de 2010. Nos últimos doze anos, o número de favelas no país passou de 6.329 para 12.348, afetando 8,1% da população brasileira, ou cerca de 16,4 milhões de pessoas.

AC24HORAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda do Acre (Sefaz/AC), publicou nesta sexta-feira, 8, o demonstrativo de arrecadação estadual referente ao mês de outubro de

“Orleir Cameli, um homem à frente de seu tempo”. Este é o nome do livro que conta a história do empresário, ex-prefeito de Cruzeiro do Sul e ex-governador do Acre,

O tempo no Acre neste sábado (9) deve ser instável, com sol, muitas nuvens e chuvas a qualquer hora, que, em algumas áreas, podem ser fortes e acompanhadas de temporais.

Um caminhão bitrem usado para transportar gado que seguia de Rio Branco para Porto Velho bateu contra outro caminhão que seguia para a capital acreana na altura do distrito de

Reconhecido por sua voz serena e postura carismática, Ayres Rocha se tornou uma referência para muitos telespectadores e profissionais da área.
De acordo com a instituição a instituição preza pela política de não contato e reforça que não existe histórico monitorado de confronto entre as etnias envolvidas.
A Defesa Civil Municipal, coordenada por Maria José Feitosa, junto com o prefeito Naudo Ribeiro, realizou visitas às comunidades rurais e aos barqueiros da região para avaliar o nível do
O prefeito eleito ressaltou ainda a importância dessas parcerias para o desenvolvimento de Rodrigues Alves e a qualidade de vida da população.
Não existem mais publicações para exibir.