Na última sexta-feira (8), ocorreu o 1º Evento de Acolhida aos Prefeitos Eleitos e Reeleitos para o mandato 2025-2028, em Rio Branco. A cerimônia foi realizada pela Associação dos Municípios do Acre (AMAC) em parceria com o Sebrae, a Caixa Econômica Federal e o Tribunal de Contas do Acre, e reuniu gestores dos 22 municípios do estado, além de secretários de Planejamento, Administração e Finanças.
O evento marcou o início de uma nova fase para os prefeitos eleitos e reeleitos, proporcionando um espaço de orientação e troca de experiências sobre boas práticas na administração pública, gestão financeira e estratégias de desenvolvimento sustentável. O encontro é feito para alinhar metas e fortalecer o desenvolvimento dos municípios.
O Sebrae se destaca na orientação aos novos gestores, buscando fortalecer o empreendedorismo local e o desenvolvimento das micro e pequenas empresas nos municípios, demonstrando o seu papel essencial no evento.
“Renovamos o compromisso do Sebrae em trabalhar junto com todos os municípios do Acre, em prol do desenvolvimento, em especial do empreendedorismo, porque o empreendedorismo se desenvolve, a geração de renda acontece e a qualidade de vida das pessoas melhora. Estamos de portas abertas para receber a todos os municípios que nos procurem com propostas e realizações alinhadas com a nossa missão, com isso, quem ganha são os pequenos negócios e a população”, declarou o diretor de Administração e Finanças do Sebrae no Acre, Vandré Prado.
O presidente da AMAC e prefeito de Rio Branco, Sebastião Bocalom, destacou a importância do evento para alinhar os interesses das prefeituras para o bem da população de todos os municípios. “Esse encontro é fundamental, pois nosso papel é tratar políticas de desenvolvimento, e nesses quatro anos tivemos um grande avanço, ações que a AMAC não fazia antigamente e hoje estamos fazendo muito bem. Que nossos prefeitos que chegam agora sigam o exemplo desses que deixam as prefeituras e desses que permanecem para um novo mandato”, disse.
Durante o evento, os temas tratados foram: a captação de recursos e gestão de projetos – OGU (AMAC); Governo Federal: Parceria que fortalece o Brasil; Caixa e gestor público: Parceria que move o Brasil para frente; Guia da Prefeitura Empreendedora e o programa Cidade Empreendedora (Sebrae); e por fim palestra “Gestão pública local: Liderança e desenvolvimento de cidades inteligentes”.
O evento de acolhida aos prefeitos eleitos e reeleitos reflete o compromisso de cada parceiro envolvido em apoiar os municípios do Acre em sua busca pelo desenvolvimento sustentável e pela melhoria da qualidade de vida da população, buscando incansavelmente uma gestão eficiente e orientada por boas práticas.
Para conhecer as ações estratégicas do Sebrae para o seu município, acesse sebrae.com.br/cidadeempreendedora
Redação Jurua24horas