Pacientes do PS de Cruzeiro do Sul relatam demora em atendimento e falta de serviço humanizado

Em outro relato, um senhor afirmou ter aguardado desde o meio-dia do dia anterior por um leito para sua esposa, que estava com fortes dores.

Pacientes do Pronto-Socorro de Cruzeiro do Sul relatam demora para atendimento e falta de humanização no tratamento por parte de profissionais. Na madrugada de 2 de novembro, pacientes buscam entender a demora do atendimento, enquanto a assessoria do hospital informa que os atendimentos seguem a classificação de risco. Em relação ao atendimento humanizado, o hospital informa que os profissionais passam por qualificações frequentes para atender com cordialidade os pacientes. 

No entanto, em especial na madrugada do dia 2 de Novembro, uma paciente, que preferiu não se identificar, afirmou ter esperado mais de uma hora após a triagem, mesmo com a sala de espera vazia. Segundo ela, o médico de plantão foi encontrado dormindo e precisou ser acordado. “A enfermeira da triagem e o médico não olham nem para o nosso rosto”, conta.

Em outro relato, um senhor afirmou ter aguardado desde o meio-dia do dia anterior por um leito para sua esposa, que estava com fortes dores. Outra mulher contou que seu marido chegou ao pronto-socorro “quase morrendo” e teve que esperar mais de uma hora para ser atendido. A insatisfação com o atendimento é demonstrada em cada relato, uma paciente relatou que o soro, marcado para ser administrado às 4h, só foi aplicado mais de uma hora depois.

No Pronto-Socorro de Cruzeiro do Sul, durante a madrugada, dois médicos clínicos revezam os plantões, mas apenas um atende por vez, sobrecarregando o sistema. Além disso, o número de leitos é limitado, com 10 leitos masculinos que frequentemente estão ocupados, sete leitos femininos sempre ocupados e sete pediátricos que ficam ocupados por longos períodos.  

A assessoria do Hospital do Juruá esclareceu as alegações de demora excessiva, informando que os atendimentos são classificados pelo risco. Pacientes com fichas vermelhas e amarelas têm prioridade, enquanto casos verdes e azuis são direcionados para a atenção básica.

Sobre os relatos de falta de falta de humanização nos atendimentos, a assessoria garantiu que os profissionais passam por capacitações frequentes para oferecer um atendimento mais humanizado. No entanto, reconheceu que alguns podem não aplicar o que aprenderam. “Infelizmente, por conta de um médico, a equipe acaba assumindo a culpa. Enfermeiros e técnicos sempre passam por capacitação, mas infelizmente alguns não repassam o que aprenderam”

Ainda segundo a assessoria, o hospital realizou recentemente mais de 50 procedimentos para reduzir a fila de espera por cirurgias, mostrando esforços para melhorar o atendimento.

Diante desse cenário, o Pronto-Socorro de Cruzeiro do Sul é um exemplo dos desafios enfrentados pelo sistema de saúde pública, especialmente com recursos limitados, na busca de um atendimento eficaz e de qualidade. Enquanto os esforços para capacitar os profissionais e otimizar os serviços continuam, relatos como os citados destacam a necessidade de melhorias no atendimento e na infraestrutura para garantir o direito fundamental à saúde.

Com informações do jornal Juruá online

Uma resposta

  1. Muitas pessoas morrem porque não são atendidas na hora certa meus pai já está com 4 mês com uma sonda esperando por uma cirurgia de prosta ,foi pra rio branco mais nada foi feito por que não levou um laudo explicando o quer ele tinha Nei um exame de imagem levou pois o médico que encaminhou não pedio pra ele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Em 108 anos da atuação da Polícia Militar do Acre (PMAC), pela primeira vez na história, uma mulher ocupará o cargo de comandante-geral da instituição. A coronel Marta Renata, de

A criadora de conteúdo acreana Juliana Vellegas, que publicou vídeo em uma rede social alfinetando o médico Marcos Santana (seu ex-companheiro) por, supostamente, tentar colocá-la como detentora de “muito dinheiro”

Nesta terça-feira (19), A Polícia Militar do Acre, por meio do 7º BPM, foi acionada após quatro criminosos encapuzados cometerem uma série de crimes na cidade do Jordão, entre eles,

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), divulgou nesta quinta-feira (21) o resultado final da prova de

Durante a madrugada desta quinta-feira (21), aproximadamente às três horas da manhã, dois moradores de rua arrombaram a lanchonete Mercantil Modelo, em Cruzeiro do Sul. Os indivíduos levaram produtos alimentícios

Nesta quarta-feira (20), o Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul recebeu uma ocorrência de um acidente na região do rio Croa, com o naufrágio de uma balsa. A balsa,

Também participaram do encontro os diretores Jorge Neto, Jurilande Aragão, Silvio Oliveira, João Paulo Albuquerque, Raiolando Oliveira, Edinho Andrade, Nazaré Cunha, Aristides Junior, Pedro Silva e Clóvis Consoli.

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao Ministério do Esporte a implementação definitiva do Grupo de Trabalho Técnico (GTT) para o combate à LGBTfobia no esporte, além da formulação de

Não existem mais publicações para exibir.