Nesta quinta-feira, 21, o Complexo Penitenciário de Cruzeiro do Sul foi alvo de uma grande operação coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). A Operação Mute, considerada a maior já realizada pelo órgão, realizou revistas detalhadas em celas e pavilhões da unidade, com o objetivo de apreender aparelhos celulares e verificar as condições estruturais do presídio.
A ação, que conta com a participação de agentes federais e estaduais, integra uma estratégia nacional de combate às organizações criminosas que atuam dentro dos presídios. De acordo com a Senappen, a Operação Mute mobilizou o maior número de estados, policiais penais e unidades prisionais estaduais já vistos em uma única ação.
Além da busca por equipamentos proibidos, como celulares, a operação também é fundamental para reforçar a segurança dentro das penitenciárias e enfraquecer a comunicação entre detentos e redes criminosas externas.
A sexta fase da Operação Mute, que teve início no início da semana, será concluída nesta sexta-feira, 22. A expectativa é que o trabalho conjunto entre os policiais penais traga resultados significativos no combate à criminalidade dentro dos presídios.
JURUA24HORAS