Nesta quarta-feira (27), a bióloga acreana Rutilene Barbosa Souza, natural de Cruzeiro do Sul, apresentou o resultado parcial de seu estudo que desenvolve o tema, “Perfil Epidemiológico de Pacientes com Hepatite Delta a Caracterização Molecular do Vírus HDV, em Rio Branco, Acre, Brasil”, na cidade de Veyrier-du-Lac, na França.
O evento, “Abordagem Global para Pesquisa Biológica, doenças infecciosas e epidemias em países em desenvolvimento”, iniciou nesta quarta-feira (27) e segue até sexta-feira (29), e contou com a apresentação da bióloga, para um público diverso.
Moradora atualmente de Rio Branco, Rutilene é aluna de doutorado na Universidade Federal da Bahia e desenvolve o estudo no Acre relacionado ao diagnóstico molecular de Hepatite delta no centro de infectologia Charles Mérieux. Além disso, é bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Acre – Campus Floresta, da primeira turma de biologia de Cruzeiro do Sul.
Rutilene Barbosa destaca a importância do estudo para o avanço no tratamento de hepatite, não apenas no Acre mas também no Brasil. “A importância desse estudo é que a partir dele podemos fornecer diagnóstico molecular quantitativo para verificar a presença do vírus no paciente e a quantidade de cópias do vírus para auxiliar no acompanhamento da evolução da doença hepática. A partir do momento que se conhece o status viral do paciente, o médico tem informações de como continuar o tratamento”, conclui.
Redação Juruá24horas
Uma resposta
Viva a Ciência!!!