Servidores participam de Curso de Gestão de Recursos Hídricos e Mudanças Climáticas realizado em Cruzeiro do Sul

O curso ainda promove debates sobre a conscientização ambiental, destacando a importância da conservação das matas ciliares, nascentes e recursos hídricos.

Servidores públicos de diversas áreas estão participando de um curso sobre gestão de recursos hídricos e mudanças climáticas, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), em Cruzeiro do Sul. A capacitação, que começou nesta quinta-feira (28) e segue até amanhã (29), tem como objetivo formar multiplicadores de conhecimento para enfrentar os desafios impostos pelos eventos climáticos extremos no Acre. 

Maria Antônia Nobre, chefe da Divisão de Recursos Hídricos da SEMA, destacou a importância da iniciativa.  “O curso visa preparar técnicos de secretarias estaduais e municipais para atuar em situações de extremos, como secas e enchentes, e multiplicar essas informações junto à sociedade, promovendo a preservação ambiental e a conservação dos recursos naturais.”

Essa é a sétima edição do curso, que já percorreu outros municípios do estado e deve continuar no próximo ano. Entre os participantes, estão representantes de áreas como saúde, educação, vigilância sanitária, defesa civil e meio ambiente. O coordenador estadual de Defesa Civil, Carlos Batista, reforçou o papel dos cursos na redução dos impactos das mudanças climáticas.  “Esses encontros são fundamentais para fortalecer a percepção dos riscos climáticos e incentivar ações que mitiguem os danos causados por eventos extremos, como cheias e secas severas.”

O assessor de comunicação do SANEACRE, João Dias da Costa Filho, também ressaltou a relevância da capacitação, especialmente em um momento em que Cruzeiro do Sul enfrenta desafios relacionados à gestão hídrica.  “Com os conhecimentos adquiridos aqui, podemos aprimorar o abastecimento de água e implementar melhorias para atender a população, principalmente em períodos críticos.” 

O curso ainda promove debates sobre a conscientização ambiental, destacando a importância da conservação das matas ciliares, nascentes e recursos hídricos. Segundo os organizadores, a iniciativa reforça o compromisso do governo do estado em preparar profissionais para lidar com os desafios das mudanças climáticas e garantir um futuro mais sustentável para a sociedade.

Jurua24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu mais um alerta amarelo para todo o Estado. O aviso deve seguir até às 10 horas desta quinta-feira, 19. As chuvas devem ficar

Mudanças no cronograma incluem reaplicação das provas, envio de videoaulas até abril e resultado final previsto para julho.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Rio Branco emitiu uma Nota de Alerta sobre o aumento expressivo nos casos de Covid-19. O documento, elaborado pela Diretoria de Vigilância em

No entanto, não foram obtidas medições em Marechal Thaumaturgo.
Em resposta à situação, agentes de saúde têm realizado visitas diárias aos bairros, oferecendo orientações sobre como evitar criadouros do mosquito e o manejo correto de depósitos de água e
A ação, que atendeu tanto a ala masculina quanto a feminina, beneficiou 31 pessoas que não foram contempladas na primeira operação.
Com mais de 52 mil inscritos para disputar cerca de 3 mil vagas, o concurso é considerado um dos maiores já realizados no Estado.
A proposta foi aprovada nesta quarta-feira (18) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e segue a plenário.
Não existem mais publicações para exibir.