Polícia Civil Realiza Ação de Emissão de Identidade para Detentos no Presídio Manoel Neri em Cruzeiro do Sul

A ação, que atendeu tanto a ala masculina quanto a feminina, beneficiou 31 pessoas que não foram contempladas na primeira operação.

Pela segunda vez, a Polícia Civil do Acre, por meio do Instituto de Identificação, realizou uma ação no Presídio Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul, com o objetivo de garantir a emissão de carteiras de identidade aos detentos. A ação, que atendeu tanto a ala masculina quanto a feminina, beneficiou 31 pessoas que não foram contempladas na primeira operação.

A iniciativa, que visa assegurar o direito à identificação civil dos internos, é uma medida importante para promover dignidade e cidadania aos detentos. Segundo Jonas Oliveira, policial civil e coordenador do Instituto de Identificação no Juruá, a falta do documento de identidade pode prejudicar o andamento dos processos judiciais dos internos. “Eles são brasileiros, cidadãos e cidadãs que merecem e precisam do documento de identidade, pois isso lhes proporciona a possibilidade de acelerar o processo ao qual cada um responde. Sem esse documento, o processo fica travado e, consequentemente, eles são prejudicados”, afirmou Oliveira.

Durante a ação, foram realizadas as etapas iniciais do processo de emissão das identidades, que consiste em um total de 19 fases. A previsão é de que as carteiras de identidade sejam entregues aos internos dentro de aproximadamente 30 dias.

A ação não se limitou apenas ao presídio de Cruzeiro do Sul. O Instituto de Identificação tem se destacado por seu atendimento em diversas localidades, incluindo zonas rurais e urbanas, e também em casos específicos de pessoas com deficiência, idosos e autistas. A polícia civil realiza até atendimentos domiciliares para garantir que a emissão de documentos chegue a todas as camadas da população, muitas vezes nos horários noturnos, como no caso de autistas.

“Nós realizamos atendimentos não apenas em todos os postos do Estado e delegacias, mas também prestamos serviços domiciliares, tanto na zona rural quanto na zona urbana. Atendemos pessoas em situações específicas, como idosos, indivíduos com problemas de saúde mental ou física e autistas. Inclusive, os autistas são atendidos à noite, pois, muitas vezes, não conseguimos realizar o atendimento durante o dia. Também nos deslocamos até a casa de menores e comunidades como os Vicentinos, além de ações realizadas no presídio do Vale do Juruá, Manoel Neri da Silva. Dessa forma, a Polícia Civil amplia o atendimento de emissão de identidade em todo o estado, abrangendo todos os setores e alcançando a sociedade como um todo”, destacou Jonas Oliveira.

Além de promover cidadania, a ação visa facilitar a reintegração dos detentos à sociedade, permitindo que eles possam exercer seus direitos civis e participar de processos judiciais de maneira mais eficiente.

Redação Juruá24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Em resposta à situação, agentes de saúde têm realizado visitas diárias aos bairros, oferecendo orientações sobre como evitar criadouros do mosquito e o manejo correto de depósitos de água e
Com mais de 52 mil inscritos para disputar cerca de 3 mil vagas, o concurso é considerado um dos maiores já realizados no Estado.
A proposta foi aprovada nesta quarta-feira (18) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e segue a plenário.

A partir de 2025, os investidores pessoas físicas terão uma nova ferramenta disponível para ajudá-los a declarar os investimentos de bolsa (ações, ETFs, fundos imobiliários, BDRs). A Receita Federal (RFB)

O Ministério da Cultura destaca que termina em 31 de dezembro o prazo de adesão à etapa do programa Desenrola, da Advocacia-Geral da União (AGU), voltada a dívidas com órgãos

Serão destinados, para todo o Acre, mais de R$ 768,5 mil em recursos federais, transferidos em parcela única.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira (18) que o governo está fazendo a parte dele em enviar ao Congresso Nacional medidas de contenção de gastos. Ele ainda

O dólar acelerou a alta e subia frente ao real nesta quarta-feira (18), cotado a R$ 6,16 na venda, enquanto investidores digeriam a aprovação do texto-base de uma das propostas

Não existem mais publicações para exibir.