Cruzeiro do Sul Registra Aumento de 78% nos Casos de Dengue em Dois Meses

Em resposta à situação, agentes de saúde têm realizado visitas diárias aos bairros, oferecendo orientações sobre como evitar criadouros do mosquito e o manejo correto de depósitos de água e

Cruzeiro do Sul tem enfrentado um aumento preocupante nos casos de dengue nos últimos dois meses, com um crescimento de 78% nos diagnósticos confirmados, totalizando 51 novos casos entre outubro e novembro. Embora o aumento recente seja expressivo, uma comparação com o mesmo período do ano anterior mostra uma leve redução de 5% no número de casos, o que oferece um pequeno alívio frente à crescente preocupação.

A situação preocupa, especialmente devido ao período chuvoso, que favorece a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. De acordo com Leonísio Messias, coordenador da Vigilância Entomológica de Cruzeiro do Sul, o cenário exige ações de prevenção ainda mais intensivas, principalmente nos bairros mais afetados, como Aeroporto Velho, Miritizal, João Alves, Cruzeirão e Telégrafo.

“É um período muito preocupante. Estamos presenciando muitas chuvas, e muitos depósitos estão vulneráveis, inclusive aqueles que ficam nos quintais. Pequenos depósitos inservíveis são potenciais criadouros do mosquito. Como a chuva tem colaborado para isso, precisamos cuidar do nosso ambiente”, alertou Messias.

Em resposta à situação, agentes de saúde têm realizado visitas diárias aos bairros, oferecendo orientações sobre como evitar criadouros do mosquito e o manejo correto de depósitos de água e lixo. A Vigilância Entomológica identificou que os criadouros mais frequentes são caixas d’água e depósitos ao nível do solo, que acumulam larvas, especialmente durante o período de chuvas.

Além disso, os agentes têm reforçado a importância da população estar atenta aos sintomas da doença, como febre alta, dores no corpo, dor de cabeça e manchas avermelhadas. Caso algum desses sinais seja identificado, é fundamental que os moradores procurem uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento imediato.

Messias destacou ainda que a colaboração dos cidadãos é essencial para o sucesso do combate à dengue. “Queremos que todos nós, como cidadãos, cuidemos dos nossos depósitos de água. Por isso, devemos fortalecer ainda mais essa parceria com a comunidade, para cuidarmos dos nossos quintais e protegermos nossos depósitos de água, evitando que se tornem potenciais criadouros”, enfatizou o coordenador.

Redação Juruá24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

No entanto, não foram obtidas medições em Marechal Thaumaturgo.
A ação, que atendeu tanto a ala masculina quanto a feminina, beneficiou 31 pessoas que não foram contempladas na primeira operação.
Com mais de 52 mil inscritos para disputar cerca de 3 mil vagas, o concurso é considerado um dos maiores já realizados no Estado.
A proposta foi aprovada nesta quarta-feira (18) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e segue a plenário.

A partir de 2025, os investidores pessoas físicas terão uma nova ferramenta disponível para ajudá-los a declarar os investimentos de bolsa (ações, ETFs, fundos imobiliários, BDRs). A Receita Federal (RFB)

O Ministério da Cultura destaca que termina em 31 de dezembro o prazo de adesão à etapa do programa Desenrola, da Advocacia-Geral da União (AGU), voltada a dívidas com órgãos

Serão destinados, para todo o Acre, mais de R$ 768,5 mil em recursos federais, transferidos em parcela única.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira (18) que o governo está fazendo a parte dele em enviar ao Congresso Nacional medidas de contenção de gastos. Ele ainda

Não existem mais publicações para exibir.