Acre institui conselho estadual para fortalecer os direitos das pessoas com deficiência

Novo Conselho tem como missão promover a inclusão e garantir os direitos da população com deficiência no estado.

O governador do Estado sancionou a Lei nº 4.501, que institui o Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CONEDE/AC). As informações estão no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 3, e a criação visa a garantia da cidadania plena para pessoas com deficiência, promovendo acesso igualitário às políticas públicas.

O conselho terá papel central na elaboração e execução do Plano Estadual Intersetorial, além de acompanhar a implementação das ações propostas e será um órgão permanente de composição paritária entre o Poder Executivo e a Sociedade Civil Organizada.

Sua principal função será a deliberação, normatização e fiscalização de políticas públicas voltadas à inclusão e aos direitos das pessoas com deficiência, além de coordenar o Plano Estadual Intersetorial para a promoção desses direitos.

O órgão será composto por 16 membros, sendo oito representantes de entidades do Poder Executivo e oito da sociedade civil, incluindo organizações voltadas para diferentes tipos de deficiência. As entidades civis deverão estar legalmente constituídas há, pelo menos, três anos e atuar na defesa dos direitos dessa população. A lei também revoga a Lei nº 2.018, de 2008, e entra em vigor na data de sua publicação.

Por A Gazeta do Acre 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Sem recursos para recomeçar, a família agora pede ajuda da população para reconstruir sua moradia e recuperar bens essenciais.
Na nota, o Estado reitera compromisso com a transparência e informa que seguirá dialogando com os representantes da categoria.
A Polícia Civil foi acionada imediatamente e, em uma operação que durou cerca de uma hora, conseguiu capturar os dois suspeitos, que foram levados à Delegacia de Polícia Civil.
Em um dos episódios mais recentes, ela tentou atacar uma mulher com pedras, mas foi impedida por mototaxistas que estavam no local.
O projeto representa um avanço significativo para a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida da população.
Carvalho explicou que, apesar do compromisso do governador Gladson Cameli em retomar a tabela salarial que reduziu as referências de 10% para 7%, a atual situação fiscal impede qualquer reajuste.
Total de admissões no período foi de 3.016, enquanto que as demissões somaram 3.751.
Neste início de 2025, o presidente disse que não tomará nenhuma medida impositiva sobre o mercado.
Não existem mais publicações para exibir.