O início do ano é o momento utilizado para regularizar pendências financeiras acumuladas, pagar documentos, etc, tendo uma grande movimentação de dinheiro. Pensando nisso, golpistas estão aplicando golpes contra empresários enviando mensagens realizando falsas cobranças e ameaças de bloqueios.
Os criminosos utilizam táticas de pressão e mensagens alarmistas, com mensagens que se destacam pelo tom de urgência ou ameaças de multas e bloqueios, sendo que um dos golpes mais comuns é o envio de falsas guias de pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS-MEI).
Os golpes utilizando o MEI são realizados por mensagens que oferecem descontos para pagamento de tributos com uso do PIX, links falsos, cobranças indevidas, entre outras fraudes. Com a onda de golpes, o Sebrae orienta para que os donos de pequenos negócios devem ficar atentos às mensagens enviadas pelo Whatsapp, E-mail, correspondência e SMS. Na dúvida, a recomendação é buscar informações nos canais oficiais do Sebrae e do governo federal.
Os golpes mais comuns contra o MEI:
1. Sites falsificados para registro de MEI: Os falsários criam páginas falsas, que imitam a identidade visual dos portais oficiais do governo, e cobram pela formalização do MEI. É importante lembrar que a formalização/registro do MEI é sempre realizado pelo portal Gov.br, e onde o CNPJ é criado instantaneamente, sem nenhuma necessidade de pagamento de taxa.
2. E-mails fraudulentos pedindo retificações: Golpistas enviam e-mails solicitando que o microempreendedor corrija a sua Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN SIMEI), ou informando sobre supostas pendências na sua declaração de Imposto de Renda.
3. Cobrança de taxas ou filiações inexistentes: Esse golpe costuma acontecer por e-mail, telefone, SMS ou WhatsApp. Os fraudadores alegam que o MEI deve um saldo referente a uma taxa anual associativa (taxa paga a associações comerciais ou empresariais) e fornecem formas de pagamento, como códigos PIX ou boletos bancários.
4. Propostas de empréstimos: Caso você precise de linhas de crédito ou empréstimos, procure por empresas consolidadas no mercado e confirme a autenticidade dos sites antes de enviar qualquer solicitação online. Desconfie de propostas enviadas por WhatsApp, SMS ou redes sociais, pois podem frequentemente esconder tentativas de golpe.
Lembrete do Sebrae para o Empreendedor
Visando auxiliar o empreendedor, o Sebrae envia mensagens via Whatsapp oficial (0800 570 0800) aos clientes cadastrados como MEI apenas como lembrete do dia de pagamento da DAS. Nesse caso, indica-se que o empreendedor faça a emissão do boleto diretamente no portal do Sebrae. Também há a opção de gerar a guia DAS-MEI tanto pelo Portal do Empreendedor, do governo federal, como pelo app MEI, da Receita Federal, ou ainda pelo app Meu Sebrae.
Para mais informações acesse www.sebrae.com.br/acre ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Se preferir, procure um dos pontos de atendimento em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasiléia ou Sala do Empreendedor do seu município. Acesse também o Sebrae pelas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube (@sebraenoacre).
Redação Juruá24horas