Jovem pesquisadora da Amazônia recebe prêmio que reconhece contribuição de mulheres na ciência brasileira

A bióloga amazônida Josiane Monteiro é uma das 15 mulheres premiadas pela Capes e Editora Elsevier em 2024

Doutora em Biologia de Fungos, Josiane Monteiro é uma pesquisadora paraense que se destacou pelo impacto de seu trabalho em Ciências Exatas e Naturais. O reconhecimento foi feito pelo prêmio Capes Elsevier 2024 – Mulheres na Ciência, que condecorou 15 mulheres por suas contribuições na produção científica brasileira. Josiane representou a região Norte na premiação nacional.

“Ser agraciada pelo prêmio CAPES – Elsevier 2024 foi uma grata surpresa, por se tratar de um prêmio que reconhece o impacto da produção científica realizada em diferentes áreas do conhecimento. Saber que fui selecionada para representar a região Norte é um motivo de orgulho. Para mim, esse prêmio é um reconhecimento por todo o esforço e dedicação que tenho empregado ao longo da minha trajetória como pesquisadora”, ressalta a pesquisadora.

Josiane Monteiro é mestra em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) /Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG). O doutorado foi feito na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). De volta à Amazônia, tornou-se docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Botânica Tropical da UFRA e MPEG. Atualmente, é pós-doutorando no Instituto Tecnológico Vale/Desenvolvimento Sustentável.

Organismos muito relevantes, fungos são ainda pouco estudados, aponta a pesquisadora

Na Biologia, as investigações de Josiane são voltadas à pesquisa de base do reino dos fungos, especialmente à taxonomia de conidiais, um grupo de fungos microscópicos que realiza a decomposição de matéria orgânica em ecossistemas de água doce (como rios e lagos), entre outras funções ecossistêmicas. Apesar da relevância, ainda existe uma lacuna de profissionais dedicados ao estudo dessses organismos, como aponta Josiane.

“Os fungos são um grupo mega diverso, mas tem muito poucos especialistas para trabalhar. É um grupo que ambientalmente é muito importante porque ele tem um papel crucial nos processos que ocorrem nos ambientes terrestres, aquáticos, muitos processos que estão ligados, por exemplo, a fornecer e melhorar a fertilidade do solo, a proteger as plantas, formação do solo”, conta a bióloga.

Um dos critérios considerados pela comissão do prêmio Capes Elsevier 2024 para avaliar a contribuição do trabalho das pesquisadoras é a produção publicada e o número de citações nas principais plataformas científicas online nos últimos 5 anos. Apenas no site Scopus, Josiane Monteiro possui 48 publicações, que já foram citadas mais de 1.300 vezes.

Para a pesquisadora da Amazônia, é preciso desenvolver mais iniciativas focadas em apresentar o mundo da ciência para mulheres, desde a base, a partir das escolas. “Uma outra questão, também, é o cuidado com as mulheres que se tornam mães, que têm essa questão da maternidade. Muitas vezes se tem muitas outras atividades e se torna algo maior porque, além do cuidado com os filhos, tem a pesquisa. Às vezes, a cobrança por produção científica torna isso muito pesado, especialmente por quem é mãe”, afirma.

Meteored

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

o objetivo de fortalecer a economia criativa e promover o turismo regional por meio da valorização de sua diversidade natural e urbana.
Segunda ocorrência envolveu um jovem de 17 anos que dirigia sem CNH e colidiu com uma caminhonete
Douglas Richer Queiroz, um dos maiores ícones do entretenimento acreano, aos 37 anos.
Deputado Clodoaldo Rodrigues anuncia planejamento para destinação de emendas em 2025
Munidos de smartphones e tablets, esses agentes coletam informações sobre o desmatamento, mudanças na biodiversidade e impactos climáticos.
Os administradores da página foram identificados e os advogados do governador alegam que tal visibilidade potencializou a disseminação do conteúdo difamatório.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para chuvas intensas na região, válido até as 8h da manhã deste domingo.
Com o impacto, ambos os condutores e um passageiro foram arremessados ao solo, sofrendo escoriações.
Não existem mais publicações para exibir.