Educação prepara decreto com regras contra o uso de celulares nas escolas do Acre

Detalhes estão sob análise jurídica e serão divulgados, no mais tardar, até março.

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) vai definir as regras conta o uso de celulares nas escolas públicas do Acre via decreto governamental. A informação foi confirmada à GAZETA nesta quarta-feira, 5, pela assessoria de comunicação da pasta.

As medidas estão sob análise jurídica e devem ser divulgadas até março, que é o prazo máximo dado pelo Ministério da Educação (MEC) para as redes estaduais se adaptarem à lei federal.

A SEE aguarda ainda a disponibilização, pelo MEC, de uma cartilha contendo todas as orientações do governo federal para a política anti-dispositivos eletrônicos nas unidades de ensino.

O ano letivo de 2025 da rede estadual começa na próxima segunda-feira, 10. Provavelmente, o início das aulas se dará sem as definições contra o uso de celulares, que só deverão ser conhecidas pelos estudantes e responsáveis alguns dias depois.

O decreto governamental deverá conter, por exemplo, regras sobre onde os aparelhos deverão ficar guardados durante a permanência dos estudantes nas escolas e quem ficará responsável por recolher os dispositivos e fiscalizar o uso.

A SEE também aguarda a conclusão da regulamentação da lei para implementar estratégias de cuidados com a saúde mental dos estudantes e programas de ressocialização durante os intervalos, uma vez que os celulares também não poderão ser manejados pelos alunos durante o recreio.

A GAZETA DO ACRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Em 2024, foram 62 transplantes: 4 renais, 16 hepáticos e 42 de córnea.

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta deixou Luciano de Souza Holanda, de 19 anos, e uma adolescente de 17 anos feridos na noite desta quarta-feira (5),

Muita coisa precisa ser avaliada”, disse Mailza.
O pagamento acontece após o município receber a portaria do Ministério da Educação (MEC).
30 acidentes foram registrados no município de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, sendo um com vítima fatal.
Os três homens pelos crimes de estupro de vulnerável.
O estudo aponta ainda que o estado tem uma probabilidade de 75% de aumento no número de casos a curto prazo (três semanas) e a longo prazo (seis meses).
A produtora Iafa Britz e o cineasta Sérgio de Carvalho estão no município fazendo levantamento dos locais onde o filme será gravado.
Não existem mais publicações para exibir.