Energia renovável transforma o 7º BEC: Petecão investe em projeto inovador de sustentabilidade no Acre

A usina solar conta com 270 placas instaladas em uma área de 756 m² e possui uma capacidade de geração estimada em 17.820 kWh por mês.

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) foi recebido com honras militares na inauguração da primeira usina solar do 7º Batalhão de Engenharia de Construção (7º BEC) em Rio Branco, na terça-feira (18). A cerimônia, que marca um avanço significativo para a unidade, contou com a presença de autoridades militares, incluindo o comandante do 7º BEC, tenente-coronel Abelardo Silva de Faria Filho, e o coronel Colin, assessor parlamentar do Exército no Acre, além de outros convidados de destaque.

Com um investimento de R$ 1 milhão, por meio de emenda parlamentar de Petecão, o projeto visa modernizar a infraestrutura energética do batalhão e promover a sustentabilidade ambiental, alinhando-se às metas de descarbonização da Amazônia. A usina solar conta com 270 placas instaladas em uma área de 756 m² e possui uma capacidade de geração estimada em 17.820 kWh por mês. Essa energia limpa será fundamental para reduzir o consumo de eletricidade proveniente de fontes não-renováveis, gerando uma economia mensal de aproximadamente R$ 25 mil, recursos que poderão ser reinvestidos em melhorias estratégicas no batalhão.

Além de proporcionar economia financeira, o projeto contribui diretamente para o combate às mudanças climáticas, já que a produção de energia solar não emite gases de efeito estufa. “Esse é um grande passo para o futuro. Estamos colocando em prática uma solução moderna e eficiente que pode ser replicada em todo o estado, especialmente em comunidades isoladas da Amazônia”, afirmou Petecão.

O senador destacou, ainda, a importância de expandir o modelo para outros municípios do Acre que enfrentam desafios no fornecimento de energia, como o acesso limitado e a dependência de fontes caras e poluentes, como o óleo diesel. “Temos um modelo viável que pode transformar realidades. Vamos trabalhar para levar energia solar para localidades que sofrem com a falta de acesso a eletricidade limpa e acessível. É uma solução que garante qualidade de vida e preserva o meio ambiente”, completou Petecão.

Durante a cerimônia, o coronel Colin salientou o impacto positivo da iniciativa, que reforça o compromisso das Forças Armadas com práticas sustentáveis. “A economia gerada por essa usina será decisiva para melhorarmos ainda mais nossa infraestrutura e serviços. É um exemplo de como inovação e sustentabilidade andam lado a lado”, destacou Colin.

O comandante do 7º BEC, tenente-coronel Abelardo Silva de Faria Filho, também celebrou a conquista. “Além da redução de 30% nos custos com energia, esse projeto representa um marco histórico para o batalhão. Estamos alinhados com as melhores práticas de sustentabilidade e preparados para avançar cada vez mais nesse caminho”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A Fecombustíveis destacou que, em 1.º de fevereiro, houve aumento do ICMS sobre gasolina, óleo diesel, biodiesel e etanol anidro
A creche é uma das principais da cidade, com capacidade para mais de 150 alunos nos turnos da manhã e tarde.
O PL deverá ser encaminhado ao governador Gladson Cameli que deve sancionar esta lei ainda nesta semana.
A decisão foi formalizada por meio da Portaria PMAC nº 253, assinada pela comandante-geral da corporação, coronel Marta Renata.
A festa carnavalesca que será realizada nos dias 1, 2, 3 e 4 de março, na praça Orleir Cameli, no centro.
O governador ressaltou o papel fundamental do Corpo de Bombeiros, que atua com parcerias com o governo federal para melhorar a capacidade de resposta a emergências.
De acordo com moradores locais, esse é um problema recorrente no bairro há pelo menos três meses.
O encontro acontecerá no Centro de Treinamento, ao lado do 61º BIS.
Não existem mais publicações para exibir.