Pesquisadores descobrem novas espécies de plantas no Acre

A Estação Ecológica (Esec) do Rio Acre também foi palco de descobertas. No projeto de iniciação científica apoiado pelo ICMBio, em janeiro deste ano, Marcos e Mayk encontraram, nessa unidade

A Estação Ecológica (Esec) do Rio Acre também foi palco de descobertas. No projeto de iniciação científica apoiado pelo ICMBio, em janeiro deste ano, Marcos e Mayk encontraram, nessa unidade de conservação, a planta herbácea ‘Lycianthes assarifolia’ (Solanaceae) e a planta trepadeira ‘Aristolochia odora Steud’ (Aristolochiaceae), ambas consideradas novos registros para o Estado do Acre.

Em abril, Mayk coletou na Esec uma erva parasita, conhecida como ‘Apodanthes caseariae Poit’ (Apodanthaceae), cuja família foi registrada pela primeira vez no Estado. E na mesma ocasião, o aluno coletou uma espécie arbórea pequena, conhecida como ‘Styloceras Brokawii Gentry & Foster’, uma ‘Buxaceae’, família registrada pela primeira vez no Brasil.

Segundo Marcos, a identificação das espécies pode ser feita de várias formas. Preliminarmente, podem ser usadas ferramentas da internet, como o Google Lens, a rede social iNaturalist e grupos especializados do Facebook, como o DetWeb. Ele destaca que após esses passos preliminares para identificação, obrigatoriamente as determinações devem ser confirmadas por especialistas ou pela literatura especializada para ter validade científica.

“A postagem do registro das espécies no DetWeb, por exemplo, facilitou a identificação da família inédita para o Brasil, por especialistas, mas a identificação da espécie ‘Styloceras brokawii’ foi realizada com ajuda da literatura de especialistas”, comentou. O professor também afirmou que, em áreas remotas como a Esec, há grande chance de se encontrar novidades. “A descoberta de novas plantas para o Acre, para o Brasil e para a ciência revela que há uma grande quantidade de espécies ainda não descobertas em nosso Estado.”

O primeiro registro da família ‘Buxaceae’ no Brasil será submetido para publicação na revista científica “Check List” e a espécie será incluída na atualização da lista de espécies de plantas da flora do Acre. (Ufac)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O Acre, um dos estados mais afetados pelas queimadas, também será contemplado com as ações coordenadas pelo governo federal.
Na Bacia do Rio Acre, seis municípios estão enfrentando seca severa.
A carga horária será de 40 horas semanais, com remuneração variando entre R$ 3.412,63 a R$ 6.356,02, além de benefícios como auxílio alimentação, transporte e pré-escolar.

Na tarde desta quinta-feira (19), o governador do Acre, Gladson Cameli participa de uma reunião com diversos ministros no Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro, terá como foco discutir

Na tarde desta quinta-feira (19), a capital do Acre, Rio Branco, registrou uma sensação térmica de 41ºC, de acordo com dados meteorológicos da plataforma Weather.com. A temperatura máxima prevista para

As queimadas no Acre têm causado um grande número de vítimas diariamente. Além da destruição da floresta e dos impactos na saúde das pessoas, que sofrem com a fumaça e

Nesta Quinta-feira (19), o Núcleo da Secretaria de Educação e Esporte (SEE) realizou uma entrega importante para a Escola estadual Adalberto Sena II, localizada na Comunidade Foz do Natal. A

A prisão ocorreu em cumprimento a um mandado judicial, cuja sentença já havia transitado em julgado, determinando a pena de oito anos de reclusão.
Não existem mais publicações para exibir.