Espetáculo acreano percorre o Brasil com o Palco Giratório do Sesc

A montagem, interpretada pelo ator Victor Onofre, natural de Cruzeiro do Sul (AC), será apresentada em nove estados brasileiros entre abril e outubro deste ano.

O espetáculo “Fiandeiro de Tempos”, do Coletivo Iluminar, integra a 27ª edição do Palco Giratório, projeto nacional promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). A montagem, interpretada pelo ator Victor Onofre, natural de Cruzeiro do Sul (AC), será apresentada em nove estados brasileiros entre abril e outubro deste ano.

A obra é um solo cênico que retrata o cotidiano e as vivências do ser ribeirinho da Amazônia. Com dramaturgia construída a partir de uma imersão em comunidades tradicionais do Acre, como as localizadas às margens do Rio Murú, no Jordão, Rio Croa, em Cruzeiro do Sul, e Serra do Môa, em Mâncio Lima, o espetáculo busca resgatar os saberes e causos de populações que mantêm viva uma cultura ancestral, marcada pela relação íntima com a floresta.

“Fiandeiro de Tempos” é o quarto trabalho do Acre a integrar o Palco Giratório, considerado o maior projeto de circulação de artes cênicas do país. Além de Victor Onofre, o projeto conta com a participação dos artistas Marques Izitio e Marcos Casas. O grupo passará por estados como Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Alagoas, Rondônia, Paraná e Rio de Janeiro.

Lançado em dezembro de 2021 em Rio Branco, o espetáculo se destaca por sua abordagem poética e sensível sobre o modo de vida amazônico. Em 2023, já havia ganhado projeção nacional ao participar do projeto Sesc Amazônia das Artes, circulando por nove estados da Amazônia Legal.

A narrativa aborda histórias de vida de famílias que, muitas vezes, são descendentes de migrantes nordestinos e que construíram suas raízes na floresta, encontrando ali não apenas sustento, mas também espiritualidade e identidade. O trabalho propõe uma reflexão sobre a preservação desses saberes, que têm se perdido ao longo do tempo.

Victor Onofre, ator e diretor do espetáculo, considera a participação no Palco Giratório uma conquista pessoal e coletiva, destacando a importância de representar o Acre com uma dramaturgia original e conectada com a realidade local. Nascido em Cruzeiro do Sul e atualmente radicado em Rio Branco, ele afirma que encontrou na arte o caminho para dar voz às histórias de sua terra natal.

A ficha técnica do espetáculo conta com texto assinado por Quílrio Farias, Victor Onofre e Dino Camilo. A direção é de Victor Onofre, com co-direção de Arnaldo Lima. A iluminação é assinada por Luiz Rabicó, o cenário por Dino Camilo e o figurino por Jaqueline Chagas. A trilha sonora foi criada por Quílrio Farias, Marcos Casas e Mara Mattero. A fotografia é de Marcos Antônio, e a operação de luz fica sob responsabilidade de Marques Izitio.

Jurua24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A medida busca assegurar que os recursos públicos destinados à agricultura familiar cheguem a quem mais precisa
Operação fez apreensões de drogas e dinheiro após denúncia anônima; um suspeito fugiu atirando contra os policiais
Unidade atende toda a região do Vale do Juruá e precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos.
A orientação ocorreu após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854.
Ao comentar o caso no Instagram, Linda lamentou o teor das publicações. “Pelos comentários tá se vendo que ela é uma moça extremamente infeliz. Mal amada”, escreveu a mãe do
O evento será realizado no dia 27 de abril, em São Paulo.
A antecipação da instalação do Ciopaer na região, em parceria com a Sesacre, tem o objetivo de salvar vidas em regiões de difícil acesso, com oferta de serviços ágeis, diminuindo,
De acordo com os relatos, os motoristas precisam parar os veículos do lado de fora da rodoviária para embarque e desembarque, já que o pátio está intrafegável.
Não existem mais publicações para exibir.