Chuva de meteoros Líridas atinge pico na madrugada desta terça

Todos os anos, a Terra passa por essas trilhas de detritos, e os pedaços de poeira e rocha criam exibições coloridas e brilhantes no céu à medida que esquentam e

Foto: CNN Brasil

A chuva de meteoros Líridas (ou Lyridas) atinge o pico na madrugada de segunda (21) para terça-feira (22) e poderá ser vista do Brasil todo – caso as condições de visibilidade do céu estejam boas.

As estrelas cadentes causadas pela chuva já cortam o céu do país desde 14 de abril, data em que nosso planeta começou a atravessar a região de detritos deixados pelo cometa Tatcher (C/1861 G1). O ápice ocorre nesta semana, mas os meteoros seguirão visíveis até o fim do mês.

Os meteoros são restos de asteroides quebrados e partículas de cometas que se espalham em trilhas de poeira orbitando o Sol. Todos os anos, a Terra passa por essas trilhas de detritos, e os pedaços de poeira e rocha criam exibições coloridas e brilhantes no céu à medida que esquentam e se desintegram na atmosfera terrestre.

Como observar a chuva de meteoros Líridas?

O melhor momento para observar a Líridas será durante a madrugada de terça-feira (22), por volta das 2h da manhã, já que o radiante – ponto no céu do qual os meteoros parecem se originar – estará mais alto no céu, na direção norte.

A chuva leva este nome pois pode ser localizada próxima à constelação de Lyra no céu.

Chuvas de meteoros precisam ser vistas em locais muito escuros, já que até a luz da Lua pode atrapalhar sua visualização no céu.

Normalmente, esses fenômenos não exigem nenhum equipamento como telescópio ou binóculo, mas é importante ressaltar que a visibilidade do céu pode ser comprometida se a lua estiver cheia ou quase cheia, a depender do período do mês.

Dicas para observar melhor uma chuva de meteoros:

Segundo portal Time And Date, tudo que você precisa é de um céu claro, sem nuvens e bastante paciência. Além, é claro, de saber se está olhando para o local certo no céu — um mapa interativo de algum aplicativo para observação astronômica pode ajudar nisso.

  • Encontre um local de observação isolado, longe das luzes da cidade. Uma vez no local, seus olhos podem levar de 15 a 20 minutos para se acostumar com o escuro.
  • Leve um cobertor se fizer frio no local ou uma cadeira confortável com você, pois observar meteoros envolve o tempo de espera.
  • Depois de encontrar seu local de observação, se deite no chão e olhe para o céu. Um mapa interativo deve ajudar a encontrar a direção do radiante. Quanto mais alto o radiante estiver acima da linha do horizonte, mais meteoros você provavelmente verá.
  • As chuvas de meteoro costumam ter origem no ponto onde se encontra o radiante, mas eles podem ser vistos em qualquer lugar do céu.

Por CNN Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Em entrevista concedida à emissora italiana RAI, há dois anos, Francisco foi questionado sobre quem considerava o maior jogador da Argentina: Lionel Messi ou Diego Maradona. A resposta, no entanto,
Ambos os exames são feitos em mulheres e visam a detecção precoce do vírus HPV, apontado como principal causador do câncer de colo do útero.
O sistema PIX segue operando normalmente, com transferências e pagamentos disponíveis 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana e feriados.
O funcionamento é das 7h às 13h. Funcionam ainda os serviços de arrecadação, limpeza pública e de trânsito do município.
O processo, no entanto, é secreto e pode exigir várias rodadas de votação até que um candidato obtenha dois terços dos votos.
O pontífice ficou internado por cerca de 40 dias após uma pneumonia dupla.
O número representa um recorde histórico para o primeiro trimestre do ano, com aumento de 47,8% em relação ao mesmo período de 2024.
Segundo os dados, apenas 8,12% dos moradores vivem em ruas que contam com algum ponto de ônibus ou van, o que representa 16.192 pessoas.
Não existem mais publicações para exibir.