Polícia Federal indicia 13 por mortes e abusos contra indígenas e ribeirinhos no Amazonas

O caso aconteceu nos municípios de Borba e Nova Olinda do Norte, nas proximidades do rio Abacaxis.

A Polícia Federal concluiu as investigações sobre o chamado Massacre do Rio Abacaxis, ocorrido em agosto de 2020, e indiciou 13 pessoas por envolvimento em uma série de violações de direitos humanos contra indígenas e ribeirinhos no interior do Amazonas. O caso aconteceu nos municípios de Borba e Nova Olinda do Norte, nas proximidades do rio Abacaxis.

Segundo a PF, os indiciados — entre eles, policiais militares do estado — são responsáveis por oito homicídios e diversos abusos cometidos durante uma operação da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e da Polícia Militar, batizada de “Lei e Ordem”.

Durante a ação, foram registradas graves violações, incluindo ameaças, tortura, invasão de domicílios, sequestro e ocultação de cadáveres. A investigação aponta ainda que duas autoridades comandaram diretamente as ações e atuaram para impedir a fiscalização de outros órgãos públicos, além de garantir a impunidade dos 11 executores envolvidos.

Entre os crimes imputados aos envolvidos estão: homicídio qualificado, sequestro e cárcere privado, destruição e ocultação de cadáver, vilipêndio a cadáver, tortura, constituição de milícia privada e fraude processual.

A conclusão do inquérito marca um avanço nas cobranças por justiça feitas por familiares das vítimas e por organizações de defesa dos direitos humanos.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

De acordo com informações preliminares, o homem estaria no meio da via, e a condutora da motocicleta não conseguiu desviar a tempo, vindo a colidir com ele.
Após recuar por oito pregões seguidos no fim de abril, a moeda norte-americana acumula alta de 0,6% em maio. Em 2025, a divisa cai 7,6%.
Das cinco cidades acreanas com sinal 5G, somente duas atualizaram sua legislação municipal para permitir a instalação adequada da estrutura exigida pela nova geração de rede móvel.
A umidade relativa do ar deve variar entre 40% e 50% nas horas mais quentes da tarde, e pode alcançar até 100% nas primeiras horas da manhã.
O resultado diz respeito às duas votações realizadas pelos cardeais nesta manhã. Eles se reunirão novamente à tarde para mais duas votações.
Do total de vagas, 3.066 serão distribuídas entre 1.620 municípios e 108 destinadas a 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).
O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.
A arma de fogo foi o meio mais comum, empregada em 51,1% dos casos (23 ocorrências).
Não existem mais publicações para exibir.