Presidente da Câmara, Elter Nóbrega, reforça apoio às mães atípicas em homenagem na Câmara de Cruzeiro do Sul

O presidente da Câmara, vereador Elter Nóbrega, expressou total apoio à causa e relembrou seu envolvimento de longa data com ações voltadas às pessoas com deficiência.

A Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul abriu, nesta terça-feira (13), as portas para receber um grupo de mães atípicas do município, em um momento de reconhecimento e homenagem à luta diária dessas mulheres que cuidam de filhos com deficiência. O ato simbólico reforça a importância da visibilidade e do apoio institucional à causa da inclusão.

Durante a sessão, a defensora da causa autista e mãe atípica, Daiana Mathias, ocupou a tribuna para fazer um pronunciamento forte e emocionante. Em sua fala, ela destacou o peso da maternidade atípica e a necessidade urgente de políticas públicas e suporte real para essas mães.

“Estamos promovendo um evento no 61º BIS, no CRBIS, com programação de cinco dias, de segunda a sexta, voltado para dar visibilidade a essas mães que, muitas vezes, enfrentam sozinhas uma jornada exaustiva. No estado do Acre, 75% dos pais abandonam as mães após o diagnóstico dos filhos. Isso é chocante. E tudo porque a família deixa de ser a ‘família ideal’ aos olhos da sociedade. Essas mulheres ficam sozinhas, sem rede de apoio, sem possibilidade de trabalhar. Isso é tortura psicológica”, afirmou Daiana.

A defensora também compartilhou sua própria trajetória. Advogada criminalista, ela decidiu se especializar nos direitos das pessoas com deficiência após o diagnóstico do seu filho Miguel, de 7 anos, com autismo. “Antes de ser profissional, sou mãe. E é impossível falar de maternidade atípica sem falar da solidão dessa maternidade. A gente precisa de empatia, de políticas públicas e de apoio concreto”, disse.

O presidente da Câmara, vereador Elter Nóbrega, expressou total apoio à causa e relembrou seu envolvimento de longa data com ações voltadas às pessoas com deficiência. “Antes mesmo de ser vereador, já atuava como presidente da AABB e da ECOPS. Já liberamos espaços para atividades com crianças autistas e enfrentamos dificuldades para garantir apoio, mas seguimos firmes. Eu tenho um tio com três filhos autistas, acompanho essa luta de perto. Essa causa não me é distante”, afirmou.

Elter também destacou iniciativas como a destinação de emendas, apoio a projetos financiados pela Fundação Banco do Brasil e parceria com instituições locais como a APAE. Ele parabenizou o vereador Cristiano Rodrigues, que mesmo antes de assumir mandato, já colaborava com a construção de espaços inclusivos.

“Nosso mandato é participativo. Vocês podem propor, acompanhar e pensar conosco políticas públicas. Temos um compromisso renovado com essa luta. A Comissão de Saúde e Educação está à disposição para acompanhar visitas às escolas, unidades básicas de saúde e demais espaços. Contem com a Câmara”, reforçou o presidente.

O momento foi marcado por emoção, reconhecimento e comprometimento. A presença das mães atípicas no plenário simboliza não apenas uma homenagem, mas também um chamado à ação por parte do poder público e da sociedade como um todo.

Por Assessoria 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A informação foi divulgada pela Energisa, que comunicou ter sido notificada pela Transmissora Acre, responsável pela operação da rede.
Em sua fala, o parlamentar apresentou o Projeto de Lei nº 002/2025, de autoria de seu gabinete, que propõe o reconhecimento de utilidade pública para a Cooperativa de Produtores Rurais
O longa-metragem é uma realização da cineasta carioca Nicole Algranti, com codireção da indígena Mara Vanessa Paeteni Huni Kuin, do município de Jordão.
O acusado desceu um barranco às margens do Rio Juruá e, desde então, não foi mais visto.
A principal queixa dos manifestantes é a forma como a operação está sendo conduzida, com críticas diretas à abordagem dos fiscais do ICMBio.
Em 2023, foram registrados 82.204 casos, uma taxa de 38,83 por 100 mil habitantes, e em 2022, 79.741 vítimas, com taxa de 37,82.
Segundo o MMA, os criadores afetados já vinham sendo processados desde 2016, e esgotaram todos os recursos judiciais possíveis.
Na sexta-feira (13), a presidente do Deracre, Sula Ximenes, esteve no município para acompanhar de perto os serviços em andamento.
Não existem mais publicações para exibir.