Câmara de Mâncio Lima amplia licença-maternidade para 180 dias

As servidoras que já estiverem em licença-maternidade na data de publicação da lei também serão beneficiadas.

A Câmara de Vereadores de Mâncio Lima, no interior do Acre, aprovou e promulgou nesta quarta-feira, 14, a Lei nº 575/2025, que amplia o período da licença-maternidade para as servidoras públicas municipais de 120 para 180 dias. A medida passa a valer imediatamente. O acréscimo de 60 dias também se aplica aos casos de adoção de crianças com até dois anos de idade.

A norma determina que, durante o período da licença, a servidora não poderá exercer nenhuma atividade remunerada nem manter a criança em creche ou instituição similar, medida considerada falta grave. No entanto, há uma exceção: nos últimos 20 dias da licença, será permitido o início da adaptação da criança ao ambiente escolar.

As servidoras que já estiverem em licença-maternidade na data de publicação da lei também serão beneficiadas. O texto garante o acréscimo de 60 dias, contados a partir do fim do período anteriormente concedido.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Com o prêmio acumulado, a estimativa para o próximo sorteio é de R$ 120 milhões, segundo a Caixa Econômica Federal.
O vereador destacou que seguirá promovendo iniciativas que busquem o bem coletivo e o cuidado com os mais vulneráveis.
O Brasil finaliza a primeira semana de VNL, no Rio, com três vitórias e uma derrota.
A conquista da acreana reafirma o espaço crescente do Acre em eventos culturais de projeção nacional.
De acordo com dados da Polícia Militar, mais de 120 sinistros de trânsito foram registrados entre janeiro e a primeira quinzena de junho de 2025.
A liberação ocorre após quase uma semana de bloqueios provocados por manifestações de produtores rurais, que interditaram a via desde o último dia 9 de junho.
Três pessoas morreram em ataques na noite anterior.
O governador Gladson Cameli gravou uma mensagem à população acreana destacando a história de luta e superação do povo da região.
Não existem mais publicações para exibir.