Com mais de 8 mil uniões em um ano, Acre tem a segunda maior taxa de casamentos no Brasil

O estado ficou atrás apenas de Rondônia (9,1) e à frente do Distrito Federal (7,9), que completa o top 3.

O Acre registrou a segunda maior taxa de casamentos civis do país em 2023, com 8,5 casamentos por mil habitantes com 15 anos ou mais, segundo dados da pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2023, divulgada nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado ficou atrás apenas de Rondônia (9,1) e à frente do Distrito Federal (7,9), que completa o top 3.

Enquanto o Brasil como um todo registrou queda de 3% no número de casamentos civis em relação ao ano anterior, totalizando 940.799 registros em 2023, o Acre se destacou pela alta taxa de nupcialidade, refletindo características culturais e sociais distintas da região Norte.

No cenário nacional, todas as Grandes Regiões, com exceção do Centro-Oeste (que teve aumento de 0,8%), apresentaram queda no número de casamentos. O Sudeste liderou essa redução com -5%, seguido do Norte com aproximadamente -4%.

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo atingem recorde

O Brasil também registrou aumento no número de casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo: foram 11.198 registros em 2023, alta de 1,6% em relação a 2022 (11.022). O número é o maior desde 2013, ano em que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) regulamentou a celebração desse tipo de união em cartório, por meio da Resolução nº 175.

Desse total, 62,7% dos casamentos foram entre mulheres, número que cresceu 5,9% em relação ao ano anterior. Por outro lado, os casamentos entre homens caíram 4,9%. As regiões Nordeste, Sul e Sudeste registraram crescimento nesses casamentos, enquanto Norte e Centro-Oeste tiveram redução, com destaque negativo para o Centro-Oeste, que apresentou queda de 21,4%.

Impactos da pandemia ainda são visíveis

A série histórica da pesquisa também mostra os reflexos da pandemia da Covid-19 nos registros civis. A partir de março de 2020, houve queda acentuada no número de casamentos, com recuperação gradual ao longo dos anos seguintes. Em 2023, apenas nos meses de outubro, novembro e dezembro o número de registros superou os mesmos meses de 2022. Dezembro, mais uma vez, foi o mês com maior número de casamentos no país.

Taxas nacionais de nupcialidade

A média nacional de nupcialidade civil foi de 5,6 casamentos por mil habitantes com 15 anos ou mais em 2023. As menores taxas foram observadas no Piauí (3,7), Sergipe (3,8) e Rio Grande do Sul (3,9), contrastando com os índices elevados dos estados da Região Norte, como o Acre e Rondônia.

AC24HORAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Tribunal Superior Eleitoral alerta para cancelamento do documento caso não haja a legalização

Na noite deste sábado (17), a redação do portal Juruá24Horas recebeu imagens que mostram a porta de vidro da agência do Banco do Brasil, localizada na Avenida Mâncio Lima, em

O município de Mâncio Lima, no interior do Acre, já está nos preparativos para celebrar seus 48 anos de emancipação política com uma programação especial que promete movimentar a cidade

O militar perdeu a vida em um trágico acidente de trânsito ocorrido na sexta-feira (16), em Cruzeiro do Sul (AC).

O lutador acreano Matheus Camilo estreou com derrota no Ultimate Fighting Championship (UFC), nesse sábado (17), ao ser finalizado pelo norte-americano Gabriel Green. O combate, válido pela categoria peso-leve, terminou

Sobre o sul da Amazônia o calor e umidade contribuem para o aumento da nebulosidade e a sensação de tempo abafado. As informações são do Centro Gestor e Operacional do

tentativa de furto aconteceu enquanto os moradores estavam fora.
ação segue até o dia 27 de maio e acontece nos municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul.
Não existem mais publicações para exibir.