Aconteceu na manhã desta quarta-feira (03), um importante encontro entre a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Governo do Estado, igrejas e instituições para discutir sobre a situação dos moradores de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade social. A roda de conversa aconteceu no SEDUP.
Segundo o vice-prefeito, Henrique Afonso, atualmente há mais de 56 pessoas morando nas ruas de Cruzeiro do Sul, por isso, as instituições e os órgãos estaduais e municipais decidiram criar o grupo Construindo Uma Nova Vida.
“Hoje já estamos com dinheiro em conta mandando pela Secretaria Estadual de Ação Social e vamos construir aquilo que está se chamando de República de Pessoas em Situação de Rua, um espaço onde vamos trabalhar terapia ocupacional, cuidado e assistência”, explicou o vice-prefeito.
A chefe de gabinete do governo, Raquel de Oliveira, também esteve no encontro e, de acordo com ela, o governador Gladson Cameli está sensível a situação dos moradores de rua e já vem dando um suporte financeira para o projeto. “É um projeto que vem dá esse acolhimento através do amor. O estado também já disponibilizou R$ 150 mil para o município alugar um espaço”, contou.
O coordenador do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Madson Cameli, explicou que o órgão é o protagonista dessa situação e vem tentando cuidador dessas pessoas em situação de rua. “Nós conseguimos abordar 91 moradores de rua, 70 homens e 21 mulheres. Essa república vem facilitar o nosso trabalho, principalmente no que se diz respeito a reintegrar essas pessoas na sociedade”, pontuou.